quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Coluna "O Futuro começa agora" com Aldeir Honorato

Associação de Moradores de Bairro – Participe!


Olá Caro leitor! Hoje trago para você informações sobre o que é, a importância e como participar de uma Associação de Moradores de Bairro
A Associação de Moradores é uma instituição formada por moradores de um bairro de um município. Sua missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas da localidade, atuando por conta própria, em parceria com outras instituições públicas e privadas (empresas e ONGs), sendo ao mesmo tempo um órgão de reivindicação dos direitos da população junto à Prefeitura e à Câmara Municipal.
É fundamental seu bairro possuir uma Associação de Moradores. Mas isso também de nada adiantará se você não participar, sugerindo, elogiando e reclamando. Também não terá valor se a Associação for controlada por uma meia dúzia de moradores que não atuam com responsabilidade e motivação ou que utilizam da Associação com fins meramente políticos, sem qualquer representatividade e credibilidade junto aos moradores.

CLICK NO LINK E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA




Há inúmeros casos de Associações de Moradores que mudaram a vida das pessoas de um bairro inteiro! Dentre os benefícios que elas trouxeram à comunidade estão:
1. Redução da criminalidade;
2. Diminuição do número de pessoas em situação de extrema miséria;
3. Maior ocupação das crianças do bairro em atividades esportivas, culturais e profissionais;
4. Queda dos índices de doenças por desnutrição ou falta de saneamento básico;
5. Melhoria das condições gerais do bairro por aprovação de verbas e projetos frente ao Executivo Municipal;
6. Criação de um ambiente cívico, de convívio social e espírito de vizinhança pacífico e solidário.

 FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

As benfeitorias que uma Associação traz para a comunidade são incomensuráveis, mas como tudo n vida, só se consegue com trabalho, organização, espírito de equipe e perseverança!
Seja você um voluntário da Associação de moradores do seu Bairro! Busque informações!
Quem são os representantes? Eles trabalham? Prestam contas? Quando houve ou será a próxima eleição? A Associação está legalizada? O que falta e por que não está legalizada e apresenta dívidas? Há um plano de ação? Em que posso ajudar para reverter essa situação?
Caso esteja insatisfeito com sua Associação, crie uma Chapa para concorrer as próximas eleições! Faça com honestidade e dignidade, sobretudo amor à sua comunidade!
Se não tem, o que você está esperando para fundar e/ou refundar a Associção! Reuna vizinhos, crie debates e seja feliz numa Comunidade Mais Feliz!

Conheça a Confederação Nacional de Associações de Moradores (CONAM): http://www.conam.org.br/

Conheça a Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FAMERJ)

Conheça também o Conselho Municipal de Associações de Moradores de Paraíba do Sul (COMAMPS)!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Aldeir

É muito bom ver você escrevendo com tanta clareza e conhecimento sobre temas tão diversos. Muito bem escrito o seu texto sobre Associações de Moradores. Elas são o canal que une o cidadão comum e o poder público. É através delas que podemos ganhar voz e força, tomar parte na formulação das Políticas Públicas, no ordenamento das despesas municipais e na busca por melhorias para nossas comunidades. Falta apenas tomarmos conhecimento deste nosso poder e partir para a luta!
Continue assim...
Uma abraço enorme.

Elís Cândido