sábado, 21 de novembro de 2009

Coluna "O Futuro começa agora" com Aldeir Honorato


Benefícios do Trabalho Voluntário
Cuide dos Outros Para Cuidar de Si Mesmo

 PARTE I
Olá caro leitor!
Nesta oportunidade falarei sobre as vantagens de se realizar um Trabalho Voluntário para sua saúde física, mental, social e espiritual.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o voluntário é alguém que dedica parte de seu tempo a atividades de bem-estar social, sem ganhar nenhuma remuneração.(1)
“De acordo com um estudo realizado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, a realização de trabalhos voluntários pode ajudar os idosos a viver mais. Segundo a pesquisa, pessoas mais velhas que fazem trabalhos voluntários sofrem menos de doenças cardíacas e vivem mais tempo do que aquelas que não praticam esse tipo de atividade. Os resultados positivos puderam ser analisados entre pessoas engajadas em atividades do gênero por, pelo menos, duas horas semanais. (Fonte: Folha São Paulo -  Suplemento Equilíbrio 23/01/2009)”(2)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aposta na ação social voluntária como um novo espaço de transformação social.(3)
Voluntariado orgânico foi um conceito desenvolvido por Gramsci e entendido como participação politizada, ativa e beneficente das pessoas que desenvolvem o serviço. Atualmente, instituições da sociedade civil, como algumas organizações não-governamentais (ONG), expressam seu compromisso com uma sociedade mais equânime e solidária. O voluntariado orgânico tende, assim, a fortalecer a autonomia e a capacidade das organizações da sociedade civil.(3)
Um artigo baseado na tese de doutorado de L Selli apresentada à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Brasília, em 2002 traz dados interessantes do ponto de vista sociológico.

Em breve continue acompanhando o Blog da Juventude Ativa e leia a Parte II da matéria



Nenhum comentário: