sábado, 21 de novembro de 2009

Coluna "Integração, Política e Cultura" com Douglas Ribeiro

Muro de Berlim - 20 anos depois



No dia 09 de Novembro de 1989 o mundo comemorava um fato histórico, a queda do muro de berlim (o muro da discórdia) que dividiu a Alemanha em dois eixos políticos: Oriental, o socialismo e o Ocidental, o capitalismo. O mundo ainda vivia o auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União das Repúblucas Socialistas Soviéticas URSS que teria um fim dois anos depois em 26 de Agosto de 1991.
Para os economistas a transição econômica continua em andamento, porém será necessário mais tempo e dinheiro para diminuir o desequilíbrio que ainda hoje persiste dentro do país,a Alemanha é uma das economias mais fortes do mundo apesar da grave Crise Financeira que afetou aquele país.



CLIK AQUI E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA


Quanto à democracia há explicações múltiplas para o movimento que em apenas oito meses levou à derrocada do comunismo na Europa. O fim de regimes de partido único em 1989 obedeceu a dinâmicas diferentes em cada um dos países que seguiam Pacto de Varsóvia.
Para o professor de estudos europeus da Universidade Oxford Timothy Garton Ash o ano de 1989 foi um dos melhores da história europeia.
Na opinião do sociólogo Richard Sennet, o comunismo apodreceria mesmo sem pressão dos EUA.
Portanto, a queda do muro é um acontecimento histórico para todas que todas as gerações possam análisar e amplar suas opiniões e conclusões.
O Muro em números:
- de 3 a 4 metros de altura
- 13 postos de fronteira
- 127 Km de cerca elétrica
- 14 mil soldados
- 3.221 pessoas presas tentando escapar
- 190 pessoas mortas tentando escapar
Foram 28 anos, 2 meses e 27 dias de longevidade


Douglas Santos Ribeiro,21, Artigo Especial Direto de São Paulo-SP
Artigo com base de informações junto ao Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário: