quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coluna da "Juventude Ativa" com Tiago Martins

VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO

A Escola prepara o Jovem para ser um grande empreendedor?

As escolas brasileiras tem preparado seus jovens de forma a serem grande empreendedores??
E capacitado seus jovens para o mercado de trabalho?

Que modelo de escola queremos?


Esses são alguns questionamentos que os jovens e a sociedade são indagados cotidianamente.





Empreendedor é um termo usado para qualificar, especificar principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos - mercadorias ou serviços, gerando um novo método com o seu proprio conhecimento.

Ser empreendedor não tem nada a ver com a classe social mas com o querer de cada cidadão. Foi realizada uma pesquisa nos EUA, em casos de alunos com QI altissímo, de famílias bem estruturadas que, mais tarde, fracassaram no que queriam ser. Já alunos que apresentavam QI baixíssimo, com péssimos resultados, conseguiram sucesso com o apoio de sua comunidade. Segundo analistas, a diferença estava na visão profunda e positiva de seus futuros. A chave para esse futuro é a EDUCAÇÃO.




 As visões precisam ser desenvolvidas por lideranças, que ouvem e falam com o seu pessoal, descobrindo o que necessitam. Para alcançar o sucesso, essas visões devem ser abrangentes e detalhadas, quanto precisas, para que cada um saiba como contribuir e participar; As visões também precisam ser positivas e inspiradoras. "Quase nunca as visões são expressas em resultados financeiros".


Todos são dotados da capacidade de fazer alguma diferença. "Uma visão sem ação não passa de um sonho, ação sem visão é um só um passatempo. Uma visão com ação pode mudar o mundo".

Só a escola e uma visão que o futuro do planeta está nas mãos de nossas crianças e no presente de nossos jovens poderá dar uma visão empreendedora as escolas.

Creio que com politicas públicas comprometidas com a educação e a juventude poderão em um futuro não tão distante, tornar nossos jovens grande empreendedores.

ARTIGO EDITADO E PUBLICADO POR TIAGO MARTINS
FONTE DE PESQUISA: JORNAL PONTA DA LÍNGUA (PARATY)

Nenhum comentário: