quinta-feira, 9 de julho de 2009

JUVENTUDE E MOVIMENTO ESTUDANTIL


A primeira coisa que você poderia pensar ao ler esse título é:”O que é movimento estudantil?”. De acordo com a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social, o movimento estudantil é um movimento social que atua na educação, no qual os envolvidos são os próprios estudantes. É um movimento de diferentes classes sociais e é renovado constantemente.

Se cada um de nós for conversarmos com professores de história, filosofia, sociologia, entre outros, perceberemos que sempre os jovens lutaram por espaço e mudanças fora e dentro da escola e também na sociedade.

Porém, para que tenha mobilização é necessário que os estudantes se organizem e formem um coletivo capaz de reivindicar mudanças, denunciar abusos e omissões, empreender ações...

Atualmente, se nós formos observar , há ao nosso redor algumas organizações estudantis, tais como: Os grêmios, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), os Diretórios Central dos Estudantes (DCE), entre outros.

Se você ficou curioso em conhecer cada um deles, pesquisa no site de pesquisa da Google.

WWW.google.com.br

Nenhum comentário: