quinta-feira, 9 de julho de 2009

JOVENS E O PRIMEIRO EMPREGO: DESAFIOS OU DIFICULDADES?


Hoje iniciamos a série sobre os Jovens e o Primeiro Emprego, nesta série iremos tratar sobre a capacitação profissional dos jovens/adolescente, dificuldades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, legislações (leis) que beneficiam os jovens quanto a este tema nos âmbitos federal, estadual e municipal, a escolha da profissão e muito mais...
E como há no dito popular o famoso “os últimos serão os primeiros”, iremos começar falando sobre a difícil escolha da profissão.
A escolha profissional é um beco com muitas saídas,é uma tarefa muito difícil e requer muita responsabilidade e consciência, uma vez que trata do que você vai escolher para toda a sua vida. Além disso, trata do momento em que você irá sair da condição de estudante para a condição de empregado. É a partir daí que um mundo novo se abre em oportunidade de aprendizagem, seja nas repúblicas, ou nas salas de aula ou nos estágios.
Imensos são os desafios. O medo, a ansiedade, a insegurança, a dúvida, são vários os questionamentos, porem se tivermos determinação, autoconfiança e coragem, tiraremos isso de “letra”, no meio do caminho, algumas perguntas aparecem, e as perguntas mais freqüentes são: “Qual é a profissão que eu quero”, “Que curso/faculdade terei que cursar”, “Qual perfil necessário para seguir tal carreira”, “Quais os bônus e ônus dessa profissão”, enfim são tantas as perguntas...
Os cursos universitários visam preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas nem sempre conseguem preparar de fato estudantes capacitados. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os estudantes têm que se aprimorar em cursos extracurriculares.
Criatividade, determinação, velocidade, interação, inovação, senso crítico (construtivo),resolução de problemas, são qualidades imprescindível ao bom empregado.
A escolha da profissão deve ser feita com cautela!!!
Na próxima edição iremos falar sobre: Você prepara ou se preparou o suficiente para enfrentar os processos seletivos.
Até a próxima

Nenhum comentário: