sábado, 9 de junho de 2012

Paraíba do Sul na contramão do desenvolvimento – Meio Ambiente foi esquecido


Na semana que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, Paraíba do Sul lamenta um triste fato. Nos últimos anos poucos foram os projetos e ações voltados para o meio ambiente e que tiveram relativa melhora na vida da população, mas principalmente na preservação ambiental.

O meio ambiente em Paraíba do Sul foi esquecido pelo Poder Público Municipal. Nos últimos anos ao invés de vitórias, o município acumulou foi perdas e o assunto do Desenvolvimento Sustentável foi deixado de lado.

Paraíba do Sul que atualmente conta com aproximadamente 42 mil hab., as estatísticas dos investimentos em saneamento básico despencaram nos últimos anos. Milhares de residências ainda sofrem com a falta de rede de esgoto e utilizam o velho método das fossas sépticas, ou são despejados sem nenhum tratamento nos leitos dos ribeirões ou do próprio rio Paraíba.

Diversos bairros e áreas centrais sofrem e os moradores agonizam com as velhas e conhecidas Valas Negras, que por onde passam deixam o seu lastro de sujeira e um forte odor, além do risco de contaminação.

Nenhuma ação foi realizada no sentido de se implantar uma ousada e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Por falta de interesse local, Paraíba do Sul deixou de receber o ICMS Verde, um incentivo financeiro para os municípios que possuem ações e projetos na área do meio ambiente. Só para se ter uma ideia Areal recebeu mais de R$ 1 milhão que foram investidos em Saúde, Educação, Obras e outras áreas.

Na contramão do desenvolvimento, Paraíba do Sul está se perdendo em meio a um mar de oportunidades que estão se abrindo para os municípios brasileiros. Até quando vamos continuar na contramão da direção?


Nenhum comentário: