sexta-feira, 18 de maio de 2012

Paraíba do Sul recebe 10º Edição da Semana de Museus

Termina neste domingo 20 de maio a programação da 10ª Semana de Museus que acontece em todas as regiões do Brasil do dia 14 a 20 de maio, com o tema desse ano: Museus em um mundo em transformação - novos desafios, novas inspirações.

Em meio a tantas transformações sociais, o desafio principal dos museus é refletir sobre seu papel nesse mundo em movimento. Os museus aparecem como conectores, enquanto, tempo e espaço são suprimidos. Funcionando como pontes entre a memória e o esquecimento; o individual e o coletivo; o local e o global; o que se é, se foi e se pretende ser.

 A Semana tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros a partir de suas programações em torno de um mesmo tema. Sua primeira edição foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus, atual Ibram. Hoje, as dez edições da Semana de Museus totalizam mais de 5.000 participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo o território nacional.

Escolas da rede pública e particular da cidade de Paraíba do Sul fizeram parte dessa mobilização cultural e marcaram presença nas programações que contaram com: visitas guiadas ao museu Iconográfico de Paraíba do Sul, exibições de documentários sobre a história da criação do município e seu desenvolvimento, exibições de filmes e Palestra no Museu Sacro Histórico Tiradentes.

Blog Paraíba Agora

Nenhum comentário: