terça-feira, 10 de abril de 2012

Precariedade no sistema de saúde: PSF de Sincorá e Santa Vitória está há 5 meses sem atendimento médico

MORADORES PERCORREM APROXIMADAMENTE 60 KM ATÉ A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA E NA MAIORIA DAS VEZES NÃO CONSEGUE ATENDIMENTO

Marcinho acompanha de perto o drama vivido pelos moradores de Sincorá

Na última quarta-feira (04), o vereador Marcinho esteve na comunidade de Sincorá acompanhando de perto o drama vivido pelos moradores. A comunidade está há mais de quatro meses sem atendimento médico. O bairro que possuem entre 150 e 200 pessoas possuía um Posto de Saúde da Família nas dependências da Fazenda Santa Vitória, onde os proprietários do local cediam o espaço, água e iluminação e, atendia dezenas de pacientes de Sincorá, da comunidade de Santa Vitória e da região de quinze em quinze dias. No entanto, nos últimos meses os moradores padecem com a falta de médicos e outros serviços de saúde, por causa do descaso do Poder Público Municipal com a população.

Devido à falta de um PSF no local, quem necessita de atendimento médico tem que se dirigir a Unidade de Saúde do bairro Vieira Cortez, que se localiza a aproximadamente 60 km da região e na maioria das vezes não consegue vaga.

Marcinho conversando com Dona Francisca
Fátima
Dona Francisca Fátima de Souza Silva que é uma das primeiras moradoras do local e possui seis filhos revelou ao vereador Marcinho o sofrimento que é conseguir um atendimento médico.

- Saímos aqui do Sincorá no primeiro ônibus às 8 horas da manhã, vou pro centro da cidade, depois embarcamos no ônibus para Vieira Cortez, quando chegamos lá as vagas já foram preenchidas e muitas das vezes  ficamos sem atendimento e o nosso problema de saúde não é resolvido, com isso perdi o meu dia porque tenho que voltar pro centro da cidade e esperar o próximo ônibus que retorna pra Sincorá às 15 horas – explicou a moradora.

O itinerário de ônibus para o local é feito as segunda-feira e sexta-feira, sendo duas vezes ao dia, uma no horário de 8h da manhã e outra às 15h da tarde.

Com uma quantidade de crianças superior a 60, hoje em dia não é feito nenhum trabalho de vacinação e prevenção com as crianças e adolescentes, as mulheres que necessitam de um atendimento especial, como o preventivo e até mesmo o pré-natal, há muito tempo não fazem a consulta por causa da dificuldade em conseguir marcar médico e obter os encaminhamentos, e os idosos que também necessitam de atendimento e medicamentos sofrem com o descaso.

O senhor Lindair do Nascimento Silva que possui sete filhos disse que o Prefeito Gil Leal e o Vice Canela estiveram na época da campanha em 2008 na localidade e prometeram melhorias na saúde da comunidade, no entanto, segundo o morador não passou de promessas, pois Sincorá vem sofrendo com os problemas na área da saúde.

Emocionada, Dona Iranda Passos de Paiva Silva fala que o seu maior sonho é que a prefeitura tenha a sensibilidade de voltar com o Posto de Saúde para a comunidade, com o objetivo de oferecer atendimento médico e dentário a população.

Dona Iranda Passos fala que seu maior desejo
é o retorno do atendimento médico para
a população de Sincorá e região

 - Nós somos pessoas simples e humildes, temos nossas carências e infelizmente problemas de saúde não tem hora nem dia para chegar, o que eu mais queria era poder ter médico para nos atender. Nós estamos abandonados – disse a dona de casa.

Após ouvir os moradores da comunidade de Sincorá e região, o vereador Marcinho enviará em caráter de urgência um requerimento solicitando explicações do porque a comunidade não vem recebendo atendimento médico e cobrará do Governo Municipal a reativação da antiga Unidade de Saúde, situada na Fazenda Santa Vitória.

  - É lamentável, uma covardia com pessoas humildes, que tem que pagar 4 passagens, ficarem o dia inteiro esperando e muitas das vezes não conseguir o atendimento médico. Vou cobrar da secretária de saúde e do prefeito uma solução. O problema tem de ser resolvido, levar consultas médicas aos bairros é obrigação do poder público, a via cruzes que os moradores são obrigados a fazer fere a dignidade da pessoa humana.  Não vamos descansar enquanto não vermos o problema resolvido- ressaltou o vereador Marcinho.

Blog Vereador Marcinho

Nenhum comentário: