quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura de Paraíba do Sul realiza a I Semana de Mobilização da Saúde na Escola


A Prefeitura de Paraíba do Sul através da SEDUC e SMS realizou no período de 05 a 09 de março, a I Semana de Mobilização da Saúde na Escola, cujo foco principal foi a prevenção da obesidade. O projeto foi realizado nas Escolas Municipais e Estaduais, em parceria com os PSF’s, onde foi elaborado uma “Semana Saudável”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se adquirir comportamentos para uma vida saudável. A Prefeitura de Paraíba do Sul aderiu ao projeto lançado pelo Ministério da Saúde e Educação que levou ações de promoção e prevenção de saúde aos municípios brasileiros.

Foi realizado nas escolas avaliação antropométrica, verificação de pressão arterial, triagem de acuidade visual (Teste de Snellen), exames de audição, avaliação do estado nutricional e hábitos alimentares dos educandos, avaliação do estado de saúde bucal, entre outros. Além de atividades educativas como oficinas e palestras sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, onde foram abordados temas como obesidade infantil, álcool e drogas, violência, Bulling, saúde da mulher, saúde emocional e preconceito.

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial das Secretarias da Saúde e de Educação que tem como objetivo incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola para a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando a aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.

Com Informações da SECOM

Nenhum comentário: