terça-feira, 6 de março de 2012

Polêmica das Cartilhas que “Ensinam como usar drogas” ganham as Redes Sociais em Paraíba do Sul

Manchete do Entrerios Jornal

“Emilson, eu estou chocado. Ao invés de combater o uso vocês ensinam as pessoas a se drogar com segurança?” Esta foi a pergunta feita, em tom indignado, pelo radialista Roberto Canazio, da Rádio Globo RJ, na manhã da última quarta-feira (29) durante o programa Manhã da Globo ao secretário de Saúde de Paraíba do Sul. Na pauta da emissora carioca, um protesto de uma mãe sul-paraibana revoltada com cartilhas que foram distribuídas durante o carnaval no município. 

O assunto ganhou as ruas e o debate foi parar nas Redes Sociais, centenas de pessoas manifestaram as suas opiniões, ora a favor ora contra. Acompanhe aqui alguns dos comentários e participe também.


COMENTÁRIOS CONTRÁRIOS A CARTILHA


Antônio Neto Pode ser um indutor do jovem, pela sua curiosidade, a entender que esse material é distribuído gratuitamente. E o governo, de certa forma, estaria incentivando o uso de drogas. Provavelmente vai ser expedida uma advertência para a prefeitura para que faça essa distribuição em locais apropriados, por pessoas determinadas, para realmente atingir o público-alvo da campanha

Roberto Vitorino de Souza Se agora nós temos cartilhas para ensinar a população a se drogar,daqui a pouco vamos ter cartilhas que ensinam a Matar DEVAGARINHO, Roubar DE MANSINHO,como ser violento no transito,como assaltar os idosos !Estamos ferrradossss!MAS INFELIZMENTE A CULPA É DO POVO! É SÓ VOTAR CERTO DESSA VEZ QUE AS COISAS AINDA PODEM MUDAR!

Thaís Mello Borges  Não seria mais humano, se as clínicas de reabilitação fossem públicas, e não privadas? Acontece que é muito mais barato e ''sutilmente'' humano, distribuir cartilhas de papel dizendo formas positivas e úteis de usar drogas... É compreensível, mas não é aceitável. O problema vai ser diminuído, mas não resolvido. Adianta? Eu creio que não... Já o outro lado da moeda, mostra que o viciado vai se drogar ''melhor'', e menos pessoas se contaminarão com a Aids. Olha o interesse aí, com que ele continue viciado, gerando dinheiro, só que trazendo menos problemas pra população. Ele está sendo tratado como uma coisa, um objeto de lucro, e não um humano que pode se recuperar das drogas. Se a droga mata, é anti vida. Se é anti vida, o governo não tem que auxiliar ninguém a usá-la melhor. Tem que enviar o usuário imediatamente à uma clínica de reabilitação. Se a droga é ilegal, então o governo tem autoridade total para enviar essa pessoa à uma clinica. Mas temos clínica? Não. É caro. Dá trabalho. Essa cartilha tem argumentos úteis, diminui problemas, mas não resolve por inteiro. Só pela metade.



 
COMENTÁRIOS A FAVOR DA CARTILHA

João Vitor Noel  Nem sei o que esse tal radialista falou, mas sempre soube dessa politica de prevenções em outros paises e sempre fui a favor... mas o problema é que a maioria das pessoas tem uma alienação indescritivel! A Holanda por exemplo, foi um país que evoluiu absurdos com essa politica, um exemplozinho foi a criação de clinicas para viciados em heroina, hoje essas pessoas tem trabalhos, seringas esterelizadas, a agua potavel.. antes moravam nas ruas, usavam as mesmas seringas que dezenas de pessoas, e misturavam a droga com agua de poças de chuva na rua.  A criação dessa cartilha é otima, espero que essa visão de critica negativa da população seja substituida por uma visão sabia e de elogios.

Tarcila Rodrigues - SEM POLEMICA GALERA! Hoje sinceramente ouvi a tão “polêmica” entrevista da tal cartilha, no qual a mãe ficou indignada com as informações contidas, digo com toda sinceridade que fiquei pasma com tudo.
O folheto, que tem a intenção de proteger a vida de viciados e orientar na prevenção da transmissão do vírus HIV e de hepatite (que não são poucos), fala em que parte do corpo a droga deve ser injetada e explica como evitar overdose. Tenho certeza que esta mãe não conseguiu acompanhar o tamanho da complexidade do problema... Talvez ela ache juntamente com o radialista, que a cartilha esta direcionada a drogas no qual podemos recuperar o usuários, não sei....mas de qualquer forma é bom alertar que algumas drogas são irreversíveis, é aí que a “polêmica Cartilha” entra...se o governo não pode tirá-lo é dever ensiná-lo a prevenir de outros problemas que a droga pode acarretar sendo mal usada, e ainda espalhar para pessoas saudáveis que não consome a droga, mas pratica sexo sem camisinha...(porque ainda isso é real rsrsrsrs..., ou será que pensam que é surreal?) Ou será que devemos DEIXAR esses usuários se FERRAREM MAIS?, as mães destes sofrerem mais do que já sofrem? É hora mais propicia desta mãe tão preocupada, abrir um diálogo com seu filho, mostrando as consequências deste uso, ou melhor, dizer que certas drogas são irreversíveis...Ainda bem que vivo no país democrático no qual posso discordar das opiniões que muitas das vezes são distorcidas...Esta é a minha e respeito a de vcs...

E você? Qual a sua opinião sobre o tema?

7 comentários:

Anônimo disse...

essa é a tendencia de nossa politica e de nossa sociedade, ha uns 20 anos atras, um profissional da área de tratamento de dependentes quimicos ja dizia: "nossos governos não tem o menor interesse em afastar as pessoas do consumo de drogas, muito menos de tratar essas pessoas". hoje vejo que ele estava coberto de razao!

Anônimo disse...

Esta cartilha que foi distribuída no carnaval são voltadas para os usuários de drogas dentro de um programa de redução de danos promovido pelas entidades de saúde, para se entender, redução de danos é uma filosofia empregada para que o usuário não se contamine com hiv e hepatite, e não cause nenhum dano maior no uso do entorpecente. O que aconteceu foi uma falha de quem comanda e organiza a distribuição destas cartilhas que devem ser distribuídas em CAPS AD e Unidades de saúde onde a equipe identifica os usuários e os distribui para redução de danos. O problema maior foi que o Sr. secretário não assumiu sua responsabilidade e não se desculpou, não se pode crucifica-lo mas o orientar a ser mais humilde e assumir seus erros e procurar acertar na próxima não colocando seus amiguinhos, mas sim pessoas qualificas e especializadas para administrar nossa saúde pública.

Alvaro Junqueira disse...

Por acaso quando existem campanhas publicitárias como "beba com moderação", ou "se dirigir, não beba!" as pessoas ficam tão revoltadas?

Não!

O álcool também é uma droga. E perigosa! Afeta as capacidades psico-motoras do indivíduo podendo causar acidentes, brigas, etc, etc, etc...

Quando o governo tenta ensinar a "beber com responsabilidade", ninguém reclama! TODOS sabem que o álcool continuará a ser consumido! Logo, que seja consumido da maneira menos prejudicial possível, certo?

Pq as pessoas não raciocinam da mesma maneira quanto ao uso de outras drogas, as ilícitas? A única diferença entre elas é que o governo libera álcool e fumo por questões políticas e orçamentárias (ganha MUITO com impostos das empresas).

A cartilha, de maneira alguma, tenta incitar o cidadão a se drogar. Apenas tenta evitar que o viciado, infeliz que tanta desgraça causa a si, familiares e sociedade, causa AINDA MAIS GASTOS do dinheiro público para sua própria cura!

É muito mais barato prevenir que remediar! Possivelmente diriam: "Oras, então é mais barato e saudável EVITAR o consumo!".

De fato! Mas isso serve para quem não está viciado em drogas como crack e heroína! Pq esses, INFELIZMENTE, possuem um destino trágico! POUQUÍSSIMOS largam!

O governo deve conscientizar a população a não se drogar? CLARO!

Mas os que são usuários "sem volta" também precisam de orientação, tanto para sua melhor sobrevida quanto para diminuírem os gastos públicos com tratamento de doenças transmissíveis (AIDS, hepatite, etc...) tanto para evitar que contaminem outras pessoas não usuárias com essas drogaspor outros meios (sangue e fluidos genitais [nos casos da AIDS e hepatite], saliva [no caso da Hepatite], etc...)

Anônimo disse...

Concordo plenamente com Sr. Alvaro Junqueira, finalmente alguem postou realidade...é uma pena que nem todos pense assim...ainda vivemos numa sociedade fingida, hipocrita que permitem algumas atitudes que são camufladas e bombardeiam iniciativas que mostram verdadeiramente os novos tempos. Se liga galera!!!! acordaaaaaa BRASIL!!!!!

Anônimo disse...

Dr. Emilson tem serviço prestado em nossa Cidade, é de bom caráter e merecia maior respeito.

Chega de sociedade hipócrita.

Estão fazendo uma tempestade em um copo d'agua, querem lucro político !

Anônimo disse...

Bem Lembrado cara pessoal assima!
O alcool e o cigarro tambem são drogas, e afetam muito mais pessoas que as demais juntas.

A diferença e que o alcool e a droga financiam as MIDIAS e o Governo com doações e investimentos e pagamento de impostos.
Ja as outras não tem recolhimento de impostos.

Deve sim ser distribuido para todas as pessoas em instituições publicas!

Anônimo disse...

Os direitos são para todos e devem ser garantidos!
Existem uma faixa muito grande da população usuaria de drogas narcoticas, então algo deve ser proposto a elas, como cidadãos elas tem direitos, pois segundo informaçoes vivemos em uma republica democratica(pena que indereta), mais o povo pode torna-la direta reividicando seus direitos!