segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Moradores de Paraíba do Sul reclamam de serviço de fornecimento de água

Moradores de alguns bairros de Paraíba do Sul estão reclamando da precariedade no abastecimento de água por parte da CEDAE. Há pelo menos 45 dias o fornecimento de água está comprometido nos bairros Jatobá, Vila Salutaris, Inema e Werneck.

Esses moradores têm se queixado através de e-mails enviados à redação do Entre-Rios Jornal. Mas o caso também já chegou às redes sociais, como o Facebook, que é uma tribuna livre onde os frequentadores expõem suas queixas. Nessa semana, usuários da rede social postaram sobre a falta de um serviço regular de atendimento à população.

Em depoimento, o leitor Daniel Paulino disse o seguinte: “A cidade está sem fornecimento regular de água a mais de 15 dias - e ninguém faz nada - a Cedae cobra por um serviço que não está prestando”. Já Janaina Alves disse que “(...) A CEDAE só deixa a desejar e ninguém faz nada, aqui em casa, por exemplo, não tem um dia que a água venha barrenta e só no decorrer do dia ela vai clareando. E o bairro Jatobá que está há um mês sem água. Tenho amigos lá que tem dias que nem banhos conseguem tomar, afinal uma casa não utiliza água só para o banho, usa-se para outros fins. E quando chega hora do banho, cadê? E a conta de água chega no dia certinho”.
O fato é que desde novembro de 2011 a falta de um fornecimento regular por parte da CEDAE tem sido um tormento para moradores de algumas áreas do município de Paraíba do Sul. Na última conversa que tivemos com a responsável pela agência da CEDAE na cidade, em 30 novembro de 2011, a chefe dos serviços Aliciá disse que com a grande quantidade de chuva que tem caído em toda a região, o solo acaba ganhando uma fragilidade, diminuindo o poder de sustentação em algumas áreas. Com isso, em algumas ruas onde o trânsito de carros e caminhões é mais intenso, podem surgir rupturas nos dutos, que levam a água até a população. 

Um dos casos apresentados na ocasião foi o da Avenida Marechal Castelo Branco, quando um rompimento de um duto comprometeu o abastecimento no Centro da cidade e em vários bairros na manhã do dia 28 de novembro de 2011. Acontece que em menos de 90 dias outros dois problemas com dutos envolveram a mesma avenida, causando inclusive um alagamento próximo a Praça Marques de São João Marcos, o Jardim Velho, no centro da cidade.

Nos últimos dias, o fornecimento tem sido precário em várias partes da cidade, sem nenhum rompimento de dutos, muito menos por causa das chuvas, que têm sido branda nos últimos 15 dias, tempo em que as reclamações aumentaram na cidade.

Ainda na ocasião em que falamos com a chefe Aliciá, ela nos garantiu que a situação estaria no controle da agência.
“Estamos monitorando toda a cidade para que não haja nenhum incidente grave que possa interromper o abastecimento de água da população. E se caso surgirem novos problemas com os dutos, estamos preparados para sanar rapidamente”, finalizou Aliciá.
Dessa vez tentamos contato com a chefe Aliciá, porém não conseguimos obter nenhuma informação sobre os problemas que atingem o fornecimento de água na cidade por parte da CEDAE. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bem que o serviço de água e esgoto é de competência da CEDAE, diga-se de passagem GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, portanto cabe ao nosso incompetente Prefeito Municipal exigir da CEdae, que cobra pelos serviços um minimo de dignidade para com as comunidades de Jatobá, Inema e Werneck, que passaram não só os dias de carnaval sem água, mas como já vinham ao longo do mês de fevereiro sofrendo com a precariedade da prestação do serviço

Enfim QUE VERGONHA !!!!!!