sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Trabalho de Sul-paraibana que cuida de 400 cães é reconhecido por vereador

Marcinho visita sítio onde Dra. Isis cuida de 400 cachorros abandonados


Em meio a polêmicas que vem chamando a atenção da mídia nacional, devido a uma cena que chocou toda a população brasileira acontecido em São Paulo onde uma mulher fora flagrada espancando um cachorro, gerando diversos manifestos por parte da população como as passeatas em defesa dos animais que aconteceram em quase todos municípios brasileiros. Paraíba do Sul pode se orgulhar de uma senhora que dedica sua vida a cuidar de animais abandonados.

Durante essa semana o vereador Marcinho esteve visitando a Ong Sociedade Protetora dos Animais de Paraíba do Sul (SPAPS), realizado pela sul paraibana Dra. Ísis Barroso. Atualmente o projeto, que é pioneiro na região, abriga cerca de 400 cães abandonados, doentes e errantes. Os animais abrigados recebem alimentação balanceada, assistência veterinária, medicação e toda atenção por parte dos funcionários e da Dra Ísis.

O gasto mensal é em média R$ 15 mil que é divido entre alimentação, medicamentos e vacinação. O trabalho é desenvolvido sem apoio algum de órgãos governamentais e as despesas são totalmente arcadas pela Dra. Ísis que é médica aposentada. A gigantesca estrutura física do local conta com cerca de 20 canis distribuídos por diversos locais dentro da propriedade onde são feitas as seleções dos animais, triagens e os cuidados que cada um necessita, além do espaço possuir maternidade, asilo e um centro cirúrgico.

- Criei sete filhos adotivos, tendo hoje o prazer de vê-los caminhando por estradas correta e independentes. Hoje minha vida é dedicada quase que exclusivamente aos animais, os quais amo profundamente. Disse Drª Isis.

Para a Dra. Ísis o seu maior desejo é poder ampliar o local, o que aumentará a capacidade de atendimento aos animais, no entanto, o que inviabiliza o seu sonho de ser realizado é a falta de verbas. Na Câmara Municipal foi aprovada por unanimidade a Lei de autoria dos vereadores Marcinho e João Cara de Anjo que concede a ONG o Título de Utilidade Pública, o que autoriza a Prefeitura do Município ajudar a iniciativa.

“É um trabalho feito com muito carinho, que tira os cães da rua e os colocam em um local onde são muito bem cuidado. Vou encaminhar um requerimento ao prefeito solicitando que a prefeitura apóie este projeto” Marcinho

Mesmo sem qualquer apoio, o trabalho de Dr. Isis vem e muito contribuindo para o município, já que este não tem nenhuma política em defesa dos animais e sequer possui um canil municipal.

Marcinho homenageou Dra. Ísis durante as comemorações
dos 179 anos de Paraíba do Sul
Outro trabalho desenvolvido pela SPAPS é a identificação de maus tratos a animais, onde a ONG presta o serviço de resgate de animais em risco.

O trabalho desenvolvido com os cães já foi reconhecido por diversas pessoas, tendo sido pauta de várias matérias nos mais diversos meios de comunicação.

Ong pede apoio a empresas e população

Quem se interessar em adotar um cão ou fazer doações de ração, fígado de franco (utilizado para fortalecer animais doentes) o endereço da ONG é a Estrada Antônio José Gonçalves, 868, em Fernandó e o horário de funcionamento é das 9h às 11h e na parte da tarde das 14h às 16h.

Um comentário:

Mônica Martins disse...

Parabéns, essa mulher merece. A prefeitura deveria tbm ajudá-la nesse trabalho nobre.