terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Palanque Eleitoral Eletrônico: A importância da internet nas eleições 2012

No período eleitoral de 2012, a internet terá um papel decisivo na escolha dos candidatos a vereador e prefeito em Paraíba do Sul

A internet nos últimos anos tem ganhado cada vez mais destaque na vida das pessoas. Apesar de ocuparem cada vez mais espaço na vida dos cidadãos, ferramentas de interação como os Blog’s e o Facebook/Orkut/Twitter terá um grande poder de definir o voto do eleitor e influenciar no debate eleitoral.

Com o advento das Redes Sociais e dos Blog’s em 2012, veremos um fator novo nas eleições municipais, que serão os Palanques Eleitorais Eletrônicos, onde candidatos a vereador e prefeito jogaram uma enxurrada de propostas e projetos na internet. É neste momento que cabe a cada um de nós realizarmos uma triagem, uma reflexão de todo este material, pesquisar o histórico e conhecer o candidato.

Os debates de boca a boca pelas ruas da cidade tendem a se manter como palanques eleitorais fundamentais para nortear a decisão dos eleitores, principalmente nas cidades pequenas, onde o acesso a internet ainda é restrito.

Para o bloggueiro Tiago Martins, as redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter ainda não tem capacidade de decidir sozinhas uma eleição, mas serão de fundamental importância na construção do papel democrático. Segundo ele, é importante salientar que esse ambiente vai criar possibilidades de diálogo e interação entre o eleitorado e o candidato.

A internet, se bem utilizada, é capaz de aprofundar muito o debate político. Os Blogs e as Redes Socais são formadores de opinião assim como a rádio, o jornal e a televisão e serão palcos de calorosos debates e manifestação de idéias da população e dos candidatos.

Em 2008 o presidente norte-americano fez o uso das redes sociais que foram decisivas para elegê-lo como presidente, o que criou o “Efeito Obama”, talvez não vai ser dessa vez que teremos o “Efeito Obama” em Paraíba do Sul, mas que a internet não deixará muita gente dormir, isso é fato.

Nenhum comentário: