terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HOSPITAL DONA LINDU É O PRIMEIRO DO PAÍS NO ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE TRAUMA

Unidade é a primeira no ranking nacional, totalizando cerca de 3 mil procedimentos em 2011

Instalado em Paraíba do Sul, na Região Centro-Sul Fluminense, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) fecha seu primeiro ano de funcionamento com muitos motivos para comemorar. A unidade, inaugurada em junho de 2010, ocupa atualmente o primeiro lugar no ranking nacional no atendimento ao trauma, totalizando cerca de 3 mil procedimentos cirúrgicos somente de janeiro a dezembro de 2011, e segundo na realizaçãode cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade.

Com isso, o Hospital Dona Lindu vem cumprindo sua função de atender a uma parcelada população que, até então, tinha que se deslocar do interior do Estado para acapital e buscar atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). As cirurgias eletivas e os exames complementares como tomografia e ultrassonografias feitas no HTODL são regulados pela Central de Regulação. Já nas cirurgias de trauma, os pacientes são referenciados pelas unidades de saúde responsáveis pelo primeiro atendimento dos casos.

Mensalmente, o HTODL vem realizando, em média, 250 cirurgias, 2.300 atendimentos ambulatoriais e 15.400 exames, feitos por uma equipe especializada, composta por 263 funcionários, 178 terceirizados e um corpo clínico de 85 médicos. Aunidade conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais,e uma estrutura composta por 72 leitos (sendo sete de UTI), quatro salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens e ambientes climatizados.

Caso de sucesso – Na tragédia das enchentes que atingiram a Região Serrana no começo do ano, o Hospital Dona Lindu foi fundamental para a vida de uma paciente de 61 anos. Clarinda Mattos Ramos foi soterrada em sua casa, em Sumidouro, e sofreu fratura do punho direito, dofêmur esquerdo e fratura exposta da tíbia esquerda. Foi internada em um hospital do município com indicação de amputação da perna e, já no dia,seguinte, transferida para o HTODL. Ao ser levada para o centro cirúrgico para abordagem inicial da lesão, foi evidenciada a viabilidade do membro e iniciadaa programação e tratamento de reconstrução óssea da tíbia esquerda e decirurgia plástica para tratamento da cobertura cutânea da perna esquerda com microcirurgia. 

Com informações do Governo do Estado

Nenhum comentário: