sábado, 31 de dezembro de 2011

Um fio de esperança por Daniel Vizeu

O final do ano é sempre responsável por uma certa nostalgia. À mente, lembranças de todos os bons momentos vividos e aquela esperança de dias melhores no novo ano. Muitos cometem o erro de passar uma borracha no passado, como se as falhas tivessem ficado para sempre no ano que termina: em 2012, vida nova! Mas como evitá-los, como corrigi-los sem fazer uma grande reflexão acerca de suas causas e, é claro, de suas consequências.

Segue
Esta breve introdução serve apenas para destacar um sentimento que tenho observado renascer nos últimos dias. A esperança de dias melhores para Paraíba do Sul. Sei que, relendo as colunas passadas, podemos perceber que muito, mas muito há de ser feito. Ainda assim, vejo uma pequena e discreta – mas nem por isso imperceptível – mudança no conceito de alguns membros da atual administração.

Alguém se lembra?
Há exatamente um ano utilizei este espaço para manifestar toda minha indignação contra o corte de dezenas de árvores no Parque Salutaris, promovido pelo governo Gil e Canela. O crime ambiental, inclusive, recebeu o aval do secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Garrido. Nos últimos dias, porém, em entrevista a emissoras de TV da região, o mesmo Garrido – defendendo-se da exclusão do município (um dos três do estado a não receberem o ICMS Verde) – anunciou a criação de uma área de preservação na Salutaris. E, pelo que temos visto, o governo desistiu de construir a escola no maior cartão postal do município. É ou não um ponto positivo?

Mudando a direção
Apesar de não assumirem publicamente que estavam errados, os membros do atual governo demonstram que mudaram o rumo, pelo menos neste caso. Falta humildade, com toda certeza. Mas de que importa? Válido é que nosso patrimônio não mais será destruído. Vitória de todos àqueles que se levantaram contra o crime.

Ainda
Em outro aspecto, vejo boas notícias na geração de emprego, fruto de um trabalho mais técnico realizado pelo atual secretário de Indústria e Comércio, Márcio Simões. Um resultado também discreto, é verdade, mas um alento para todos nós que não víamos uma solução viável para a economia sul-paraibana. Mais uma vez, falta certa humildade, em alguns casos, não é, secretário? Entretanto, avançamos...

Pra finalizar
De fato nem tudo está perdido. Mas temo que com os avanços nesta velocidade de tartaruga, o desenvolvimento só chegue em 2050. Pelo menos chega um dia.

Causo
Um certo cidadão ocupava, ao mesmo tempo, as secretarias de Meio Ambiente e Indústria e Comércio. Assim sendo, quando da instalação de uma empresa, demonstrou toda sua eficácia e seriedade no cumprimento de suas obrigações: como secretário de Indústria e Comércio, ofereceu garantias e trabalhou incansavelmente pela concretização do projeto. Mas, por outro lado, como de Meio Ambiente, notificou e quase impediu que a indústria se instalasse. Que coisa, não?

No mais
Um feliz ano novo para todos vocês, queridos leitores, que acompanham a coluna. Que nossos corações se inundem de esperança e coragem para lutarmos sempre por dias melhores para nós e todos nossos irmãos. Ano que vem a gente volta!

Twitter
Do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol/RJ): “se as coisas são inatingíveis.. Ora! Não é motivo para não querê-las.. q tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas”. Grande Mario Quintana! Um 2012 com muita poesia, luta e alegria para todos. (@MarceloFreixo)

Nenhum comentário: