segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UM MITO CHAMADO ASFALTO por Maninho Magdalena

     Desde que a idéia de se asfaltar de Paraíba do Sul a Petrópolis foi lançada ainda no governo de Rogério Onofre, o povo de Sebollas sonha acordado com o que parecia impossível, que era a realização da obra e conseqüentemente a chegada do progresso.

Em 2005 já no governo do prefeito João Vicente, o sonho impossível se realiza 50% e a história da de nossa comunidade começa a mudar, pois, estavam sendo inaugurados cerca de 13 km de pavimentação asfáltica, entre Queima Sangue e Sebollas. O drama dos enfermos e gestantes que penaram por décadas sacolejando nos carros ou ambulâncias até chegarem ao hospital estava chegando ao fim. O prefeito João Vicente (que havia vencido de forma brilhante nas urnas da comunidade) e a governadora Rosinha entravam de vez na memória dos Sebolenses. Ainda sobraria para o Deputado Federal Fernando Lopes, que foi apresentado como o pai do Asfalto que também obteve esmagadora vitória em nossas urnas no ano seguinte.

A partir deste momento nossa comunidade ficava anualmente aguardando o grande “filé” do projeto, a obra que viraria a página na história do lugar, a obra que abriria de vez as portas para um crescimento proveitoso, que era o asfaltamento de Sebollas até Fagundes.
Junto com a cassação do prefeito João Vicente e a reeleição do então vice que assumira em seu lugar Gil Leal, nascia em Sebollas um grande mito, o mito do “quando o asfalto vier”. Este mito passaria a ser o maior vilão do crescimento local enquanto o asfalto não saísse, pois, cada terreno disponível, cada casa vazia, cada lote, cada fazenda só seriam colocados a venda “quando o asfalto vier”, pois assim tudo se valorizaria muito mais. Isso fez com que nada se vendesse e nada se comprasse na comunidade que praticamente parou nesses últimos anos.

A região de Secretário e Fagundes que já eram uma continuação de Itaipava, estão há algum tempo com as sua especulação imobiliária de veranistas bem saturada, e geograficamente a região de Sebollas é a próxima a ser ocupada. Daí essa ansiedade com o progresso que viria com o asfalto. 
Além novos turistas e veranistas, seriam gerados com este crescimento vagas de pedreiro, servente, carpinteiro, pintor, jardineiro, caseiro, doméstica, eletricista entre outros, além do aquecimento e expansão do comércio, gerando assim mais renda e oportunidades para todos.

Em pelo menos três visitas à Paraíba do Sul o governador Sérgio Cabral afirmou que liberaria a verba para realizar a obra. Por que não fazer então? Algumas pessoas chegam a dizer que a obra só não saiu do papel por que o próprio idealizador do projeto, o ex-prefeito Rogério Onofre não encontrou um pai ideal para a sua idéia ou então o prefeito atual deseja realizá-la na hora certa. Enquanto isso, muito já foi gasto com base, terraplanagem e saibro, mais esse dinheiro gasto a água já levou.

Talvez eles não saibam, mais quando esta obra for concluída o nome do responsável será imortalizado pelo nosso povo por esta e muitas outras gerações. O reconhecimento também virá espontaneamente da forma mais aguardada por eles que é nas urnas. Nosso povo sempre retribui os grandes homens públicos que aqui deixam a sua marca proveitosa. Foi assim com Ninico Coelho, Geraldo do Chapéu, Nélson Aguiar, Ronaldo Santos, Rogério Onofre e muitos outros.

O ano de 2011 tem apresentado um pequeno crescimento imobiliário em Sebollas. Mais ainda é um grão de areia perto do que estar por vir. 2012 tem eleição e nosso povo está aguardando.
Esperamos humildemente que nosso maior desejo seja realizado o quanto antes para que começamos logo a escrever essa nova pagina da história, pois a atual está cheia, encardida e toda manchada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que o João Vicente teria finalizado o projeto com a execução das obras até Fagundes, talvez tenha sido um dos motivos pelo sua cassação, ele realizava muitas obras incomodava os políticos em geral.

Anônimo disse...

O que o Jão vicente mais realizou, foi assaltar os cofres publicos, junto com a sua quadrilha, como disse o Ministterio Publico.
Infelizmente, a quadrilha saiu pela metade, e hoje, continuam a saquear a falida Paraiba do Sul.
Essa foi a maior erança deixada pelo Rogerio Onofre,lobos em pele de cordeiros. Que venha 2012, e alguem possa salvar o que nos resta!

Anônimo disse...

Brilhante colocação do Maninho. Visito Sebolas sempre e vejo o quanto aquele povo anseia por esta obra.Um crescimento lá seria bom de um mode geral para toda Paraíba do Sul. Tenho certeza se o Rubinho tivesse vencido, td já estaria pronto.

Anônimo disse...

Falaram tanto do João Vicente, mas nada provaram, falaram tanto do Rubinho, o coitado foi vitimado de forma barbara e nunca provaram nada contra ele, enfim, ainda tem gente que acredita em Ministério Público, em mula sem cabeça, papai noel etc......

Anônimo disse...

Percebo no Maninho Madalena olhos clínicos para o processo político, este menino vai longe !

Quem apostar nele, vai ganhar !!!

Carlos Eduardo (Maninho Magdalena) disse...

Obrigado pela oportunidade Tiago.
A verdade sobre este asfalto é uma só:
Vai ser a maior de todas as obras públicas deste século e junto a inauguração do museu a maior da história da comunidade.
Será escrito um novo capítulo na história de Sebollas.
Veremos quem será capaz de realizar e que colherá os bons frutos depois.

Carlos Eduardo (Maninho Magdalena) disse...

Caro anônimo, brigado pela moral.Está na hora de arregaçar as mangas e buscar as melhorias, o progresso que a gente sonha. Do jeito que está não pode ficar.
Forte abraço!!!

Anônimo disse...

TAMBEM TENHO ADMIRADO AS COLOCAÇÕES DESSE MANINHO. PARAÍBA PRECISA DE GENTE ASSIM. SE O RUBINHO ESTIVESSE AQUI MUITA COISA SERIA DIFERENTE!!!!

Carlos Eduardo (Maninho Magdalena) disse...

Obrigado ao post acima.
Realmente queremos mudar nossa cidade para melhor.
Pena o Rubinho não está mais entre nós, mas temos Aldeir, Tiago, Marcinho, João e muitos, muitos outros pensadores capacitados para agir politicamente amanhã!

Anônimo disse...

Meu amigo Maninho,sou fã de suas colocações, percebo que vc está entrando maduro para a política, com idéias e projetos interessantes..

Vamos ter muitas surpresas no pleito de 2012, mantenha sua linha, pois o sucesso será garantido.