segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maria Fumaça voltará a funcionar em Novembro

Governo do Estado apoia restauração de locomotiva centenária em Paraíba do Sul

O município de Paraíba do Sul começa a contagem regressiva para a volta do principal meio turístico do município, o Trem da Estrada Real, conhecido popularmente por Maria Fumaça.

O projeto de revitalização do empreendimento turístico, atualmente sob a concessão da empresa Tocaia Turismo, de propriedade do jovem Talis Lélis, ganhou mais um forte aliado na recuperação do projeto. Além do SEBRAE Nacional, o Governo do Estado, através da secretaria de Turismo está colaborando com a reforma da Locomotiva e segundo o empresário a Maria Fumaça poderá voltar em novembro deste ano.

- O apoio da Secretaria Estadual de Turismo é essencial para a consolidação do projeto. Já temos a parceria com a Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e do Sebrae Nacional, que estão colaborando na capacitação das 20 microempresas que ficam no entorno do percurso do trem. A Maria fumaça voltará a pleno vapor – comemorou o empresário.
(O chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Turismo,
Marcos Pereira e o empresário Tális Lélis, da Tocaia Turismo)
Foto: Entrerios Jornal
O SEBRAE/NA firmou convênio com a ABOTTC (Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais) para desenvolver o projeto “TREM É TURISMO” que beneficiará 21 operadoras de trens turísticos no Brasil. O Trem da Estrada Real, de Paraíba do Sul, é um desses trens. 

 O Projeto já realizou uma oficina de planejamento e alguns cursos de gestão para empresários. O escopo do projeto ainda prevê algumas outras ações.  

O projeto pretende preservar uma parte da história e resgatar o hábito de utilizar o trem como transporte de passageiros. Este será o primeiro trem a vapor restaurado e em funcionamento do Estado do Rio de Janeiro. O trecho de 14 quilômetros será da estação localizada no centro de Paraíba do Sul até o 4º distrito do município, Estação Cavaru.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante que voltarão com a Maria Fumaça nas vésperas das eleições.

Isto já estava escrito !

Anônimo disse...

O Governo Gil Leal de tanta incompetência, resolveu copiar o projeto do Rogerio Onofre.

Deveria inventar outro, por exemplo, um trem bala !!!

Aldeir Félix Honorato disse...

Parabéns ao SEBRAE, ABOTTC, Governo do Estado e à Iniciativa Privada!

Foram muito mais ágeis que o executivo municipal.

Ganha nosso turismo, em especial os artesãos de nossa cidade!

Que outras parcerias como esta se repitam em bem do nosso município!

Márcio Alves Vasconcellos- Eu amo Werneck disse...

Sinceramente acho muito legal esta atitude da prefeitura, embora penso que a Maria fumaça era pra ter sido conservada dês da época em que ela foi reativada pela primeira vez.
Vai ser muito bom para o turismo, será com certeza mais um atrativo para o povo sul paraibano, mas preciso fazer uma observação muito clara e seria sobre o assunto.
Não adianta recuperar o trem e possivelmente alguns trilhos e deixar as comunidades que são cortadas pela linha férrea continuarem como estão.
Se for pra mascarar os 14 km de extensão os seus insignificantes 20 metros ao redor como na ultima vez que não o faça, pois sou o primeiro a chamar a TV Rio Sul pra mostrar a atual realidade de Paraiba do Sul.
Penso que a Maria fumaça será de muita importância, mas não agora “temos outras coisas mais uteis e de muito mais serventias que precisam ser recuperadas.”
Lá vem os nossos governantes mais uma vez querendo manipular o povo, parece até com a história daquele rei, que pra fazer o povo esquecer a fome promovia brigas em uma arena fechada.
Chega de tanto espetáculo!