terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fatos e Acasos: A ficção x A dura e cruel realidade

Enquanto a vilão é assassinada na ficção,
na vida real mocinhos são cruelmente mortos
(Cena da morte da personagem Norma, de Insensato Coração,
da Rede Globo, protagonizada por Glória Pires)

Na última semana, o Brasil inteiro parou diante da telinha para assistir o último capítulo da novela da Rede Globo, Insensato Coração, o assunto do momento era saber quem matou Norma, a personagem representada pela atriz Glória Pires. Nas redes sociais entre os “tuiteiros” de plantão, os adeptos dos facebooks, os internautas postavam constantemente sobre o assunto, os “buchichos” entre as pessoas, enfim não se falava em outra coisa .

O jovem e colunista Daniel Vizeu, do Entrerios Jornal, realizou uma analogia entre a ficção criada pelo escritor Gilberto Braga e a dura e cruel realidade, criada pelos homens e mulheres desta atual sociedade. 

Vizeu, em seu artigo diz que “O que me chamou a atenção foi tanta mobilização, tanta curiosidade, tantas especulações, enfim, tanto interesse em descobrir os assassinos da vilã. Isso enquanto uma mocinha era friamente exterminada, mas essa sim, na vida real: a juíza Patrícia Acioli.”

Enquanto a vilão é assassinada na ficção, na vida real Sulparaibanos são mortos.

O último caso de repercussão nacional que chocou toda a população foi o caso da juíza Patrícia Acioli, que foi morta brutalmente em Niteroi, região metropolitana do Rio. A sociedade, os magistrados, os familiares e amigos querem uma resposta sobre este bárbaro crime.

Entretanto, não precisamos ir tão distante para buscarmos exemplos e fazermos uma comparação entre ficção e realidade, em Paraíba do Sul, as perguntas que ainda estão no ar são as seguintes: Quem matou mãe e filha há um mês na Rua das Palhas? Quem matou o jovem Felipe Lameck em Werneck? 

Não deveriam ser essas as pergunta que paralisaria a sociedade? 

Responda você e sua consciência...

Daniel Vizeu, agradecemos pela contribuição.

Leia também:

2 comentários:

Anônimo disse...

http://www.ibam-concursos.org.br/documento/candxvaga_cpps.pdf

Anônimo disse...

Muito interessante a abordagem do nobre Jornalista, ou porque não intrigante.

Jornalista inteligente que se posicionou no meio de imprensa com um comportamento que tenta subestimar a sociedade em geral.

Engana alguns, manuseia outros, mas com seu comportamento não consegue esconder que seu interesse é meramente sem umbigo, virando-se de costas para a contravenção, pois seus ganhos é fruto dela. Estou certo ou errado ?

A sociedade não tem estrutura para debater contigo, ou melhor a coragem necessária, pois tal tema desencadearia um processo amargo.

Fácil colocar a culpa pela criminalidade no Prefeito Municipal, difícil é reconhecer a origem de onde está sentado.