terça-feira, 14 de junho de 2011

Tiago Martins participa de Curso Técnico na Controladoria Geral do Rio

(Ao centro da mesa o jovem Tiago Martins)
Na última quarta-feira (08), o Deputado Federal Jovem Tiago Martins, participou do curso “Transparência na Gestão Pública”, realizado pela Controladoria Geral do Município do Rio (CGM-RJ) na sede da prefeitura da capital fluminense.

Sendo o único da região sulfluminense e representando o interior do estado e com o apoio do Colégio Estadual Barão de Palmeiras, Tiago Martins participou do evento junto a outros dez jovens, escolhidos pela secretaria Estadual de Educação. O curso foi realizado pelos técnicos do CGM-RJ que é o órgão responsável em fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros do município do Rio de Janeiro. 

A Controladoria Geral do Município realiza o controle das contas públicas, auditorias internas detêm as informações gerenciais de receita e despesa da prefeitura e organiza o aplicativo “Rio Transparente”, que apresenta os recursos municipais arrecadados, com detalhamentos de sua origem e posterior aplicação.

Controlador Geral do Município do Rio, Antônio Cesar Lins Cavalcanti
e Deputado Jovem Tiago Martins
Durante o curso, o Deputado Jovem Tiago Martins, ressaltou a importância da transparência no uso do dinheiro público e destacou o princípio constitucional da publicidade e prestação de contas, instituído pelo art. 37 da Constituição, que estabelece a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos que deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, para a fiscalização exercida pela população.

Em reunião com o Controlador Geral do Município do Rio, Antônio Cesar Lins Cavalcanti e Auditores do CGM, o jovem propôs ao órgão uma consultoria técnica para a instalação do aplicativo “Portal da Transparência” em Paraíba do Sul, como mecanismo para que a sociedade possa tomar conhecimento das contas e ações governamentais. Além disso, Tiago destacou ser um defensor do Orçamento Participativo em Paraíba do Sul através das Redes Sociais.

- É de suma importância que a população tenha a seu dispor um aplicativo que detalhe o uso do dinheiro público e saiba de forma clara onde está sendo aplicado cada centavo do erário público. É um direito do cidadão ter este suporte e é dever do Estado oferecer – conclui Tiago Martins.

Portal da Controladoria Geral do Município

5 comentários:

Aldeir Félix Honorato disse...

Parabéns Tiago!
Você é motivo de felicidade para todos nós!
Aproveito para relembrar matérias no blog sobre o Tema Transparência Pública. Vejam nos links abaixo:

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/05/veja-os-principais-sinais-de.html

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/05/prefeitura-de-paraiba-do-sul-e-camara.html

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/04/publicidade-em-paraiba-do-sul.html

http://aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/04/principio-administrativo-constitucional.html

Abraços!

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Quando recebi o convite da parte da Sec. Estadual de Educação para participar da Visita Técnica a Controladoria Geral do Município do Rio, recebi e aceitei com a missão e ao mesmo tempo com a responsabilidade de adquirir conhecimento dentro deste assunto e ser um multiplicador da matéria em pauta.



Eu, estudante de Administração Pública e amante da Gestão Pública, acredito que é direito do cidadão e obrigação do estado fiscalizar de forma rígida o erário público.



A transparência no uso do dinheiro público é um princípio constitucional, da publicidade e prestação de contas, instituído pelo art. 37 da Constituição, que estabelece a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos que deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, para a fiscalização exercida pela população.



O Portal “Rio Transparente” é um suporte tecnológico de valor imensurável e de uma aplicabilidade incalculável tanto para o gestor público quanto a população, que é a principal interessada na aplicação responsável do dinheiro público.



Em suma, terminando dizendo que a minha visita ao CGM com certeza gerou uma nova expectativa, que quando nós queremos pode dar certo. Minha meta agora, principalmente como cidadão e jovem que sou é levar essa bandeira da Transparência e Prestação de Contas para o meu município, aplicando com apoio técnico do CGM, através de um Convênio, o Portal “Paraíba Transparente” em meu município.

Anônimo disse...

MUITO BEM, AGORA TÁ NA HORA DESSE THIAGO PROCURAR UM SERVIÇO E FAZER ALGUMA COISA DE ÚTIL, POIS ESTÃO CRIANDO MAIS UM VAGABUNDO EM PARAIBA DO SUL. O RAPAZ JA TA SENDO CRIADO NO MEIO DA VAGABUNDAGEM DOS POLITICOS. NÃO QUER NADA COM TRABALHO. VAGABUNDO!!!!

Anônimo disse...

MUITO BEM, AGORA TÁ NA HORA DESSE THIAGO PROCURAR UM SERVIÇO E FAZER ALGUMA COISA DE ÚTIL, POIS ESTÃO CRIANDO MAIS UM VAGABUNDO EM PARAIBA DO SUL. O RAPAZ JA TA SENDO CRIADO NO MEIO DA VAGABUNDAGEM DOS POLITICOS. NÃO QUER NADA COM TRABALHO. VAGABUNDO!!!!

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Prezado Anônimo.

Primeiramente quero destacar sua participação, sem o direito de criticar nenhum elogio é válido. Acredito que todas as ações que visem a melhoria da vida da população e a vinda de novas formas de gestão para o município é válido. Penso e acredito que quanto mais se capacitar os jovens, melhor será o futuro do município, do estado e da Nação.

Fico triste em saber, que novas ideias e perspectivias que se abrem no município, e são tratados assim por meia dúzia, como "vagabundagem".

Mas é mister que as críticas aconteçam e são até de uma certa forma naturais. Nós respeitamos. Agora já não sei se teríamos respeito pelos covardes que nem o nome ou identificação tem coragem de por...

Atenciosamente,