segunda-feira, 20 de junho de 2011

Em entrevista Delegado fala sobre a (in)segurança em Paraíba do Sul

Em entrevista ao Entrerios Jornal, Delegado afirma que Centro de Controle e Comando seria uma das soluções para a segurança em Paraíba do Sul
(Delegado Titular da 107 DP)
 No último sábado (18) foi publicado pelo Entrerios Jornal, uma entrevista com o Delegado Titular da 107ª Delegacia de Policia, Eliezer Lourenço, que falou sobre a onda de violência que vem assolando o município nos últimos dois anos.

            Na ocasião o Delegado Dr. Eliezer Lourenço afirmou que para diminuir os índices de violência em Paraíba do Sul serão necessários investimentos por parte do Poder Público Municipal.

            (“Além de um aumento no efetivo, que pode estar sendo resolvido num breve espaço de tempo, com a abertura dos concursos para as Policias Militar e Civil, e uma outra opção seria a situação de Três Rios, lá depois que estão fazendo o monitoramento das Praças e outros logradouros, diminuiu a violência. Eu estive conversando com a Dr. Claudia (Delegada), e ela me garantiu que os índices de criminalidade diminuíram bastante. ... todo município hoje, tem que ter um sistema de monitoramento das principais ruas da cidade, e se for feito um investimento desse tipo na cidade, eu acredito que os índices de criminalidade irão diminuir sim, o município investindo mais em segurança, com certeza vai nos ajudar muito”). Trecho da entrevista concedida ao Entrerios Jornal.

            A afirmação do Delegado vem reforçar a Política de Segurança Pública projetada pelo vereador Marcinho em Paraíba do Sul e cobrada arduamente na Câmara Municipal desde o ano passado. O parlamentar que é autor de diversas indicações e projetos para a segurança, ressalta que são necessários investimentos maciços nesta área com o intuito de oferecer maior segurança à população.

            Segundo informações do Relatório da Execução Orçamentária, em Paraíba do Sul foram gastos com Segurança Pública  em 2010, somente R$ 28.450,00, apenas 0,04% do orçamento.

            No início deste mês, Marcinho enviou uma Carta ao sec. Estadual de Segurança Pública, Mariano Beltrame, cobrando maior segurança para o município, apoio tecnológico, maior efetivo policial e investimentos para banir essa onda de violência que nos últimos tempos vem assolando a cidade.

            A seguir veja os principais projetos de Marcinho para a implementação de uma Política Municipal de Segurança Pública.
(vereador Marcinho)

Centro de Controle e Comando
Marcinho em novembro do ano passado cobrou na Câmara Municipal a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública, no sentido de criar ações que garantam a segurança dos sulparaibanos. O Centro contaria com profissionais da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil.

O Centro Integrado de Segurança Pública tem por objetivo monitorar 24 horas, em pontos estratégicos as ruas, avenidas, bairros e praças da cidade, contando ainda com sistema de gravação de imagens que ficarão armazenadas no sistema.

- Nosso objetivo é unir forças em prol da segurança pública em Paraíba do Sul. Com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) poderemos combater de forma mais eficaz e rápida a violência em nosso município – afirma Marcinho.

Segundo Marcinho, é de suma importância que se pense na formulação de Políticas de Segurança Pública e que priorize a integração das forças de segurança.

Cabines de Segurança em Paraíba do Sul
Durante o governo Rogério Onofre, foram construídas diversas Cabines de Segurança Pública, no sentido de implementar um ousado projeto de Segurança Pública no município. O vereador Marcinho cobrou na Câmara Municipal a revitalização das Cabines de Segurança em pontos estratégicos de Paraíba do Sul.

 - As cabines junto com o Centro de Monitoramento controlariam as entradas e saídas da cidade e os principais pontos estratégicos do município e possuem um papel fundamental na implementação do projeto de segurança pública na cidade – ressalta Marcinho.

Educação contra Violência
Para Marcinho uma Política ousada na área de segurança Pública em Paraíba do Sul, também conta com a prevenção na área social. O vereador propôs ao Prefeito Gil Leal, a criação do programa “Educação contra Violência”, que seria realizado através da Guarda Municipal nas comunidades e unidades escolares do município.

O programa irá orientar e instruir os jovens sobre temas como: violência contra a mulher, o adolescente e o uso de drogas, o consumo de álcool e suas consequências nas relações sociais, segurança no trânsito; comportamento violento, bulling, dentre outros temas que tem sido relevantes na sociedade.

 - O problema da segurança pública é um problema de todos, tanto a sociedade e principalmente o Poder Público, seja na esfera municipal, estadual e federal tem uma função primordial nessa questão. Não adianta ter todo o aparato tecnológico, efetivo policial se também não contarmos com o trabalho social, com a prevenção à violência – finaliza Marcinho.

Nenhum comentário: