terça-feira, 24 de maio de 2011

Paraíba do Sul e cidades da região são Pré-Selecionadas para receberem delegações olímpicas

O governador Sérgio Cabral participou, na manhã de ontem (23), no auditório da Escola Naval, da reunião organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 com os representantes das instalações pré-selecionadas para treinamento de atletas.

Ao todo, foram pré-selecionadas 355 instalações de 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do Brasil. Do Estado do Rio foram selecionados 86 equipamentos esportivos de 34 municípios: Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos, Comendador Levy Gasparian, Duas Barras, Itaboraí, Italva, Itaperuna, Itatiaia, Macaé, Macuco, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Petrópolis, Pinheiral, Porto Real, Queimados, Resende, Rio, São João da Barra, São Pedro da Aldeia,Saquarema, Tanguá, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.

O governador ressaltou, em seu discurso, a importância dos benefícios que a escolha de uma das cidades candidatas trará para a respectiva população.

– As cidades de vocês poderão dizer: “Nós recebemos equipes olímpicas, nós participamos da preparação para os Jogos Olímpicos e deixamos para as nossas cidades um legado, equipamentos esportivos de qualidade para que a nossa cidade usufrua deles”. Há também ainda o que poderá vir a partir da vitória conquistada para uma cidade como anfitriã de uma determinada delegação, de uma determinada modalidade esportiva: benefícios na área ambiental, na área social, na área de mobilidade urbana – destacou o governador.

O processo para cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos vai identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais.

Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, o Comitê Organizador e os governos federal e estadual darão todo o suporte para que as cidades possam se adequar à conquista da condição de anfitriã de alguma delegação olímpica ou paraolímpica.

O objetivo da reunião de ontem foi orientar os participantes pré-selecionados quanto às próximas fases do processo, direitos, deveres e oportunidades. O cadastramento e seleção das cidades, dividido em várias fases, culminará em janeiro de 2012 com a assinatura do termo de compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante as Olimpíadas de Londres, no meio do ano que vem, a ser distribuído a todos os comitês olímpicos e paraolímpicos nacionais.

Também estiveram presentes no evento o secretário executivo do Ministério do Esporte, Valdemar Silva de Souza, representando o ministro Orlando Silva, o diretor do Instituto Rio 2016, Bernardo Carvalho, representando o prefeito Eduardo Paes, o comandante da Escola Naval, almirante Leonardo Puntel, prefeitos e presidentes de confederações esportivas, entre outros.  

Com informações de Guedes de Freitas / Secom RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei! Estamos Juntos!