terça-feira, 29 de março de 2011

Senai de Três Rios oferece cursos gratuitos para setores de metal mecânico e ferroviário

O crescimento da economia em Três Rios e cidades vizinhas fez surgir um desafio: como formar rapidamente mão de obra qualificada para atender a nova demanda? Pensando nisso, o Senai de Três Rios está oferecendo cursos gratuitos para formar profissionais dos setores metal mecânico e ferroviário.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação, para o setor ferroviário existem hoje 45 vagas para cursos gratuitos de eletricista instalador industrial, montador de estruturas metálicas e soldagem MAG 3G, todos abertos a maiores de 18 anos. Na área metal mecânica, são 60 vagas para cursos de tornearia mecânica (formação básica) e ajustador. As inscrições podem ser feitas no Senai de Três Rios, que fica na Rua Isaltino Silveira, 90, no Centro.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio de Janeiro (Simmmerj), Helio Macacchero Junior, a oferta de cursos técnicos é fundamental para o desenvolvimento do setor na região. "Sem mão de obra qualificada aqui, essas empresas começarão a buscar profissionais em outras cidades, o que aumenta os custos em pode inviabilizar o trabalho", justifica.

Para o diretor do Rodoferro e diretor adjunto de material rodante da T'Trans, Paulo Munk, o crescimento do setor na região, impulsionado pela localização estratégica da cidade de Três Rios - no entroncamento das linhas ferroviárias e rodoviárias entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro - fez com que a demanda por mão de obra crescesse mais rapidamente do que a formação de profissionais. "Hoje contamos com o apoio do Senai para formar pessoal capaz atender a demanda dessas empresas, que é enorme. Temos só na T'Trans temos um déficit imediato de 50 profissionais técnicos e, se nossos projetos se concretizarem, vamos precisar, a curto prazo, de mais de 200 pessoas", antecipa.

De acordo com Paulo, a necessidade de pessoal faz com que os alunos formados por cursos como os do Senai saiam com emprego garantido. "Muitas vezes já recorremos aos arquivos do Senai e da Prefeitura em busca de pessoas já formadas que se interessem em trabalhar na região", revela.

Os interessados nesses e em outros cursos do Senai podem obter mais informações pelos telefones (24) 2255-5322 ou 2255-5169.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Senai

Nenhum comentário: