terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Hora de refletir e repensar o valor das Águas
(Foto: Imagem do Rio Paraíba do Sul em Volta Redonda)
Hoje se comemora o Dia Mundial da Água. A Data que foi instituída pela ONU para que se discutam diversos assuntos relacionados a este importante bem natural. Segundo as projeções mais recentes da ONU, no ritmo de uso e do crescimento populacional mundial, nos próximos 30 anos, a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida a 20% do que temos hoje.

No Brasil, hoje, 10,7% dos domicílios não têm água encanada e 23,3% não contam com rede de esgotos. O Ministério das Cidades estima que seria preciso investir R$ 178 bilhões para que os brasileiros tenham água e esgoto até 2020.

O Brasil deverá enfrentar um grave problema de abastecimento de água nos próximos anos, se nada for feito, até 2015, aproximadamente 55% dos municípios vão ser afetados, de acordo com dados do Atlas Brasil. 

Um dos graves problemas enfrentados pelos rios que transpassam os municípios é o despejo de esgoto e resíduos sólidos em seus leitos, o que compromete a qualidade da água e encarece o tratamento da mesma.
Em Paraíba do Sul, município que é cortado pelo Rio Paraíba do Sul, não possui tratamento de esgoto antes do descarte final, além das valas negras que comprometem não somente o rio, mas também a qualidade de vida da população.

É necessária que se crie políticas públicas para defesa do Rio Paraíba do Sul. A Patrulha Fluvial foi uma boa iniciativa, mas segundo populares já não é, mas a mesma coisa.


Nenhum comentário: