quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dengue: Ação do governo e da população é fundamental para evitar uma epidemia

(Foto: Agende realizando procedimentos contra a Dengue)
Todo sulparaibano deve receber o agente da Vigilância Sanitária do município em sua residência. Ele estará devidamente identificado e qualificado pela Secretaria Municipal de Saúde para dar as orientações necessárias sobre como você deve agir para se precaver contra a dengue. Você, morador de todos os bairros da cidade e da região rural do município será muito importante nessa guerra conta à doença. Vale lembrar que no final do mês de janeiro, a doença na sua forma mais cruel, a Dengue hemorrágica, já fez vítima fatal.

Foi em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Laís Melo Miranda estava internado desde o dia 26 de dezembro. Um exame feito pela Fundação Oswaldo Cruz confirmou que a menina tinha dengue hemorrágica. Foi à primeira morte por dengue este ano no Rio de Janeiro.

Apesar de todo o empenho da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde que desenvolve um programa de combate à dengue, só mesmo o munícipe em sua casa, no seu dia a dia, pode evitar uma epidemia, cuidando para que não haja criadouros do mosquito em locais com água parada como: pratos de vasos, garrafas vazias, pneus, latas, calhas e lajes. Não deixe estes objetos expostos, limpe sempre as calhas e não deixe água empoçada em nenhum lugar que seja. As caixas de água também precisam estar cobertas com tela e bem tampadas.

As autoridades sanitárias do Governo Federal estão prevendo uma epidemia de dengue neste período de verão até a chegada do inverno em dezenove estados brasileiros, entre eles, está o estado do Rio de Janeiro. A previsão baseia-se em um estudo realizado por técnicos do Ministério da Saúde, de acordo com dados coletados nos próprios estados e municípios.


Notícia enviada por SECOM em 15/02/2011

Nenhum comentário: