sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E. M. Albino Antônio de Barros é destaque nacional

Escola conquistou o respeito da comunidade e diversas premiações
Em Paraíba do Sul uma das escolas que tem nos enchido de orgulho e tem sido destaque a nível nacional pelos projetos desenvolvidos é a Escola Municipal Albino Antônio de Barros, localizada no bairro Limoeiro. A instituição de ensino que tem por responsável a diretora Solange Aparecida vem desenvolvendo diversos projetos junto aos alunos e a comunidade local, sendo pauta para grandes reportagens para a imprensa falada, escrita e televisionada, exemplo disso são as matérias vinculadas na Rede Globo.

No dia 17 de dezembro, a E.M. Albino Antônio de Barros, de Paraíba do Sul (RJ), foi congratulada na festa da “Educação Valorizada”, uma iniciativa municipal, através da secretaria de Educação, que tem por objetivo homenagear alunos e funcionários das escolas do município pelos melhores desempenhos educacionais do ano. Na premiação, que aconteceu no CIEP Haroldo Machado de Barros, a escola venceu as categorias de menor índice de evasão escolar, menor índice de repetência e melhor implementação de ações educativas ao longo do ano. Além disso, com o projeto "Minha escola, minha família e minha comunidade", que tem o objetivo de valorizar a aprendizagem a partir da presença e da convivência dos familiares no ambiente escolar, a instituição recebeu o “Prêmio Professor Manuel Gonçalves", que leva o nome de um antigo professor do município e premia as melhores contribuições para a educação da cidade.

O Blog da Juventude Ativa de Paraíba do Sul ouviu a secretária de Educação, Adelaide Capella que também falou sobre a escola.

-É um orgulho muito grande para todos nós o destaque que essa escola teve com tantos prêmios conquistados. Já era de se esperar, pois  toda equipe escolar se envolve com cada detalhe da escola. Lá todos são educadores e as famílias participam ativamente de todos os projetos e ações.A diretora Solange merece todo nosso carinho e respeito pela forma tão eficiente e comprometida de dirigir sua unidade escolar - disse a secretária de Educação Adelaide Capella.

 
 -Nós conseguimos resultados expressivos esse ano: zeramos o índice de evasão escolar, diminuímos significativamente o índice de repetência, além de não termos brigas e indisciplinas dentro da escola. Por isso fomos premiados, juntando as categorias que conquistamos, com dois acervos de livros e um notebook, além de R$ 2.000,00 e uma placa comemorativa pelo melhor projeto para os alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade – a diretora Solange Aparecida.



Projeto “Minha escola, minha família e minha comunidade”
é modelo para outras escolas
 O projeto premiado “Minha escola, minha família e minha comunidade” é desenvolvido na escola desde 2008, e consiste em encontros mensais reunindo voluntários, alunos e pessoas da comunidade. A iniciativa incentiva a participação conjunta através de atividades ambientais, serviços de saúde e palestras informativas, ministradas voluntariamente por profissionais da região. “Eles abordam temas como, por exemplo, prevenção contra as drogas, perigos do tabagismo, cuidados com o meio ambiente, alimentação adequada, entre outros assuntos importantes para a sociedade. Também conseguimos uma parceria com um grupo de assistência familiar da cidade, que nos permitiu oferecer encontros na escola com psicóloga, cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista... As famílias precisam estar integradas, e nós conquistamos o envolvimento dos pais. Numa reunião em setembro, por exemplo, das 130 mães da comunidade, 113 compareceram”, afirmou a diretora.

Conheça mais projetos realizados nesta escola no Blog da instituição

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Tiago pela belissima materia.
Bjosss.
Elizete Dezidério

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Muito obrigado Elizete, é um imenso prazer para nós do Juventude Ativa publicar qualquer notícia que engrandeça a educaçao em nosso município, sendo um grande e belo exemplo o Albino.

Parabéns para todos os envolvidos nesse sucesso.

Tiago Martins