terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Rio Paraíba do Sul: O Anúncio de um novo desastre com uma velha história

Fotos: Paraíba do Sul On Line
Com as proximidades do verão e as grandes chuvas que caem sobre as cidades, o rio Paraíba do Sul, mais uma vez foi protagonista de uma tragédia já anunciada, ou seja, o alagamento dos bairros nas proximidades com as margens do Paraíba.

Quem acordou na última terça-feira (07) pode ver mais um episódio triste na cidade, diversos moradores tiveram suas casas inundadas com as cheias do rio que transpassa a cidade. Em Paraíba do Sul, os moradores do bairro Liberdade (Parte Baixa) e Ponte Preta viu mais uma vez a água tomando conta de seus aposentos. O rio deixou diversos desabrigados, ainda não se tem dados precisos quanto a magnitude da enchente que assolou Paraíba do Sul nesta terça-feira (07).

Em 2009, o rio Paraíba do Sul foi protagonista de uma das maiores enchentes da história do município, deixando diversas pessoas desabrigadas e desalojadas, além disso, instaurou na cidade, estado de calamidade pública por parte do Poder Executivo. Até hoje moradores contabilizam prejuízos e triste lembranças da enchente.

Foto: Enchente de 2009


PROBLEMAS
A população ribeirinha de Paraíba do Sul já sabe que chegou as chuvas de verão infelizmente também chegará as grandes cheias do Paraíba.

Um dos graves problemas e motivos da cheia do rio é o assoreamento de seu leito, devido o alto acúmulo de lixo, o desmatamento das matas ciliares e principalmente as construções irregulares nas margens do rio.

Segundo o Plano Diretor do município é proibido a construção de imóveis só é permitida quando construída à 12 m das margens do rio, entretanto, não é o que se nota, onde diversas casas estão as margens dos rios.

É dever da Prefeitura Municipal, não somente auxiliar nos momentos em que o estado está crítico, mas também de fiscalizar e coibir a construção de imóveis nas margens do rio e de realizar um plano de emergência para que todos os entes administrativos possam estar preparados para tal fato.

A prefeitura de Paraíba do Sul dispõe do telefone 2263-1052 para esclarecimentos e solicitação de ajuda.

Nenhum comentário: