terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Parque Salutaris: mais árvores e menos cimento

Vereador Marcinho e dezenas de voluntários plantam 50 mudas no Parque Salutaris

No último domingo (26), o vereador Marcinho realizou junto a dezenas de voluntários um grande movimento em prol do meio ambiente no Parque Salutaris. Na ocasião o vereador plantou 50 mudas de árvores nativas e frutíferas no Parque Ecológico.

Em um movimento pacífico pelo meio ambiente, o grupo vestiu a camisa com os dizeres “Parque Salutaris: Mais árvores, menos cimento”, em protesto ao ato do Executivo Municipal que cortou no último dia 18 cerca de 40 árvores no Parque Ecológico.

As mudas foram adquiridas pelo vereador, na tentativa de amenizar um pouco o impacto provocado pela prefeitura no corte das árvores no Parque.

- Tenho a consciência que mesmo sendo plantadas muitas mudas agora, elas demorarão muitos anos para realizar a função ambiental que as que foram cortadas vinham realizando. Mais foi a única forma que encontrei para fazer algo em apoio ao Parque, em apoio ao meio ambiente. Plantando o dobro do que eles cortaram. Mas o estrago que a prefeitura fez é irreparável. Uma pena, um absurdo, uma covardia - ressalta Marcinho.

Deputado Federal Jovem Tiago Martins, Presidente do Parlamento Jovem Brasileiro participou do Ato

Quem também participou do movimento pelo meio ambiente, idealizado pelo vereador Marcinho foi o Presidente do Parlamento Jovem Brasileiro, Dep. Jovem Tiago Martins que também plantou junto com o vereador mudas de plantas no Parque.

 - Eu não posso admitir e ficar quieto diante desse fato. Uma de nossas bandeiras é a preservação ambiental.  Tive a honra de ser um dos colaboradores desse empreendimento que devolveu a natureza mais 50 árvores. Finalizo dizendo que a preocupação ambiental deve ser de todos, pois afinal o planeta também é das futuras gerações – disse Deputado durante ato.

Conheça toda a história do corte de árvores na Salutaris através do http://blogdovereadormarcinho.blogspot.com/

3 comentários:

João Flávio disse...

Parabéns Vereador Marcinho e Todos que se Mobilizaram para o Plantio das Mudas.

Sou estudante de Engenharia Florestal, e Gostaria de Fazer algumas observações. As Árvores em crescimento Trazem muito mais Benefícios (no que se refere a captura de carbono) que Árvores mais antigas... A madeira é composta essencialmente por carbono... e nos seus primeiros anos de vida uma quantidade muito elevada de carbono é capturada da atmosfera.... a árvore já adulta não trás muitos benefícios para essa situação específica... pois seu crescimento é bem lento, a taxa de captura de carbono é reduzida e a própria planta lança o CO2 na atmosfera quando respira...

Entretanto as perdas Para a fauna, e até mesmo para outras árvores que dependem da sombra para seu desenvolvimento são grandes, além da questão estética.

Mais uma vez parabéns pela iniciativa e Tomara que o Local onde as árvores foram cortadas seja
realmente utilizado para trazer benefícios à população...

IHGPS disse...

Mais ação. Minha sugestão é que se faça o plantio de mudas exatamente onde foram cortadas as árvores, para mostrar que não aceitamos esse absurdo. Vamos boicotar essa atitude covarde desse governo sem-noção. Vamos iniciar um Movimento pró emancipação de Sardoal, quem sabe essa equipe se muda pra lá e nos deixa em paz.

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Prezados leitores, quero agradecer pela participaçao e ressaltar que é de suma importancia que a populaçao se envolva e seja pioneira contra esse crime que vem sendo cometido em nosso município. Acredito que uma voz podem calar, mas a voz do povo ninguem cala...Os exemplos nos sao dados quando a sociedade civil se mobiliza em prol de um objeitivo e com planejamento, eficiencia concretizam.

Obrigado pela participaçao.

Tiago Martins