segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Em nome do progresso tudo é válido!


Paraíba do Sul, 26 de Dezembro de 2010

Atualmente a questão ambiental é um dos temas que mais tem sido discutido mundialmente, sendo palco de grandes debates a fim de propor soluções e o crescimento sustentável, mas confesso que na última semana em Paraíba do Sul um fato me deixou muito triste, indignado e até mesmo surpreso. Dezenas de árvores foram cortadas no Parque Salutaris, um dos locais que mais se lutam em Paraíba do Sul para preservar.

Há anos grandes lutas foram travadas para revitalizar o espaço na cidade, a instalação do Parque Ecológico, enfim achávamos que realmente estava nascendo ali um local de preservação ecológica. A medida da Prefeitura Municipal de cortar dezenas de árvores foi realmente lastimável.

A notícia logo se espalhou e a polêmica estava lançada. Corta ou não corta? Eis a questão. A justificativa para se cortar tantas árvores é que ali será instalada a segunda escola para Deficientes em Paraíba do Sul, NUMEES (Núcleo Municipal de Ensino Especializado).

No dia 17 de dezembro, pude apreciar junto a centenas de pessoas a apresentação do NUMEES na Educação Valorizada e digo que me emocionei. É um trabalho feito com amor e que surte grandes efeitos. O que mais me deixa indignado é a demagogia que é engodada pelos grandões nas entrelinhas do assunto.
Não podemos tratar essa questão politicamente.

Quero ser enfático e ressaltar que sou integralmente a favor da construção de mais uma unidade do NUMEES, conheço o trabalho que é realizado e sei a seriedade com que o assunto deve ser tratado. Mas até quando teremos que destruir para crescer? Até quando verei árvores sendo destruídas em nome do progresso? 

Quando meus filhos apontarem para um pássaro e disser o que é aquilo, quando árvores se tornarem peças raras, com certeza olharemos para trás e falaremos, porque destruí tanto. Segundo informações para cada árvore derrubada serão plantadas cinco, até quando tamparemos o sol com a peneira? Sabemos que uma árvore para crescer em condições normais, cerca de 15 a 18 metros ela demora nada mais do que 30 anos.

Quero destacar que a secretaria de Educação não tem culpa na escolha do local. E gostaria de saber de quem foi à idéia de desmatar para instalar a escola naquele local?
 
Fica aqui o desabafo de um jovem, que apesar de não ser a pessoa indicada para falar do assunto, é cidadão sulparaibano igual a você com direito de opinar.

Parque Salutaris, Mais árvores, Menos cimento!

Saudações
Deputado Federal Jovem Tiago Martins
Presidente do Parlamento Jovem Brasileiro

Nenhum comentário: