domingo, 3 de outubro de 2010

Os coronelismos e a compra de voto ainda reinam

  Uma prática antiga e que macula o sistema político brasileiro ainda reina no cenário político de qualquer cidade, inclusive o nosso município. A prática dos quais citamos são os chamados coronelismos, realizado através de benfeitorias realizadas por político e que em época de eleição são cobradas, são os chamados políticos assistencialistas (O assistencialismo é a deformação da assistência. O assistencialismo cria uma clara situação de dependência do indivíduo ou grupos que o recebem, que não promove a dignidade.). 

E outro fator que também está arraigado na sociedade brasileira é a compra de voto. A observação mascarada confirma que as eleições são caracterizadas por uma intensa negociação de bens materiais, favores administrativos, e promessa de cargos.

Sendo uma prática antiga, ela ocorre dentro de determinados padrões recorrentes pode ser organizada por integrantes da própria máquina de campanha do candidato (distribuição de cestas e bens pelo candidato), por cabos eleitorais. A compra de votos uma aproximação suja independente que, com recursos próprios ou de terceiros, conseguem comprar votos para um candidato.

Obviamente, a prática da compra de votos se depara com a questão prática de garantir que o eleitor cumpra a contrapartida e vote no candidato indicado.

Em Paraíba do Sul teve muita gente realizando tal ato. Alô TRE !!!

Nenhum comentário: