quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Werneck terá Núcleo do Pró-Jovem


              A Prefeitura de Paraíba do Sul através da secretaria de Bem Estar Social, da secretária Sandra Reis instalará no distrito de Werneck um núcleo do projeto Pró-Jovem. A coordenadora do programa em Paraíba do Sul Dayse Vaz destacou a importância de fomentar políticas de inclusão dos jovens na sociedade e acima de tudo no mercado de trabalho. O local para abrigar o programa do Governo Federal será provavelmente a Escola Municipal Marly Madeira
          - O pró-jovem será uma grande chance que o jovem morador de Werneck e adjacentes terá, será a oportunidade de se capacitar e ainda ajudar em casa, com a ajuda de custo que lhe é oferecida, ou seja, o governo paga para você se capacitar. Essa é a sua chance – disse a secretária de Bem Estar Sandra Reis.

Projovem
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

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