Na última semana o Blog da Juventude Ativa lançou aos leitores a seguinte enquete: Você é a favor do Voto Obrigatório? Com 57% dos votos, onze participantes se declararam a favor do voto obrigatório. Já os contra foram 42% somando a participação de oito leitores.
A democracia brasileira é muito jovem e a maior parte dos eleitores não sabe ou não compreende a importância do voto consciente. Nesta época de eleição muitas são as propostas que surgem num piscar de olhos que se cumprida pelos eleitos, mudará drasticamente a cara do estado ou nação em que vivemos, contudo algumas delas não passam de puro jogo de marketing.
Na época em que se não podia falar, em que diversos cidadãos de bem foram exilados ou presos por declaram suas opiniões, o Brasil sofria uma enorme pressão por parte dos ditadores, esse regime de governo, totalmente ao contrário da nossa atual realidade, que é a democracia, onde o cidadão tem o direito de opinar e saber que seu voto pode mudar o rumo de uma nação.
No entanto, indagamos: Caso o voto no Brasil não fosse obrigatório, nas mãos de quem estaria o poder? Será que teríamos chances de poder participar de forma ativa de um governo? Ou seriamos monopolizados nas mãos de uma minoria, tendo que aceitar suas imposições governamentais? Enfim, diversos são os questionamentos, que talvez, não saberemos a resposta.
Muitos talvez podem se perguntar, ora os Estados Unidos, alguns países europeus o sistema eleitoral é diferente e não é obrigatório. Bom isso é um fato verídico, contudo se formos comparar o tempo de consolidação do sistema político deles com o nosso, veremos que nós ainda estamos imaturos, precisando crescer. Além disso, um fato que não é levantado pelas grandes mídias é que a participação popular é quase nula durante as eleições. A eleição de Barack Obama foi um marco nos EUA, a onda que invadiu o país foi tão forte que se alastrou pelo mundo.
E para finalizar, saiba, o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais admirados no mundo e um dos mais seguros.
Agora a chave do futuro está em nossas mãos, é hora de votarmos consciente, analisando o histórico do candidato e vendo que governar requer muito mais do que uma gestão administrativa, mas sim uma vida pública digna e honrada.
Deixe seus comentários registrados em nossa página.
Participe e debate sobre o tema
Participe e debate sobre o tema

Nenhum comentário:
Postar um comentário