O 38º Batalhão da Polícia Militar divulgou o projeto Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) através de seu estande no Centro Sul Negócios 2010 no último final de semana no município de Três Rios.
O programa é um trabalho de parceria entre a Policia Militar, escolas Municipais e Estaduais e famílias para prevenir o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do Ensino Fundamental. O Proerd é destinado a alunos de 9 a 11 anos, que durante um semestre letivo terão 10 aulas ministradas por policiais militares habilitados, que foram instruídos no centro de capacitação, no Rio de Janeiro.
O conteúdo do curso é baseado no modelo de educação afetiva e desenvolvido com auxilio de um livro do estudante. O objetivo é estimular as crianças a pensarem nas consequências das escolhas que fazem e identificarem alternativas positivas, promovendo no último encontro uma formatura na qual as crianças assumem um compromisso pessoal pra resistirem às drogas e violência.
De acordo com o Sargento Waldemar, que é um dos instrutores atuantes na região, a Polícia Militar faz o primeiro contato com a Secretaria de Educação da cidade, para saber quais escolas são as mais necessitadas de atenção no assunto tratado. Cada instrutor atende em média de quatro a oito escolas por semestre.
O programa começou na região Centro Sul Fluminense em 94, mas devido a normas criadas no estado do Rio de Janeiro, ele teve de ser paralisado, retornando em 2002, quando o sargento Waldemar começou a instruir alunos com os cursos do programa. O projeto teve de ser paralisado novamente nessa época, pois o sargento era o único instrutor da região e por motivos pessoais teve de se mudar da cidade. Depois de oito anos, o projeto voltará a atuar na região, começando em setembro. “Estou muito feliz de poder dar continuidade a esse projeto, que é tão importante e auxilia de forma eficaz aos alunos a se afastarem das drogas” – disse o sargento Waldemar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário