terça-feira, 18 de maio de 2010

“Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”

18 maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O dia 18 de março é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema, embora ainda seja considerado um tabu, parece que começa a perder este caráter, já que o número de denúncias contra este tipo de crime cresceu nos três primeiros meses de 2010.
De acordo com a estatística do Núcleo de Violência Doméstica  do Disque Denúncia, até o mês de março, foram encaminhadas 219 queixas de exploração sexual. O número supera em 52, a quantidade de queixas feitas  no ano passado. Em 2009, o Disque Denúncia recebeu 866 queixas de prostituição infantil e 1453 de abuso sexual. O dado triste é que este tipo de ato acontece dentro da própria família.
Mas não basta apenas denunciar. É preciso também esclarecer e passar informação. Para combater a exploração infantil na internet, os Ministérios Públicos Federal e fluminense e as ONGs SaferNet e Childhood promovem hoje (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma oficina para alertar sobre os riscos na rede mundial de computadores.
O evento baseia-se em pesquisa sobre riscos e hábitos on-line feita pela SaferNet com 514 jovens do Estado de 10 a 17 anos. Entre os principais riscos estão aliciamento on-line, difusão de imagens pornográficas de menores e o cyberbullying (hostilidade pela internet).
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9970/00 como Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração sexual. A data foi escolhida para lembrar a morte, em 1973, em Vitória (ES), da menina Araceli, de apenas oito anos. Ela foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada e os responsáveis, jovens de classe média alta, ficaram impunes.

Para denunciar basta ligar: (21) 2253-1177 ou 100.

Nenhum comentário: