segunda-feira, 15 de março de 2010

Sem royalties, Rio não terá Olimpíadas, diz Comitê Rio 2016


Contra a covardia: Em defesa do Rio

O título acima é como o nosso estado vem se sentindo nos últimos dias, após a aprovação da emenda Ibsen, que altera a distribuição dos royalties do petróleo no Brasil. Contudo, o estado que mais sofreu com isso, é o nosso, a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro. Hoje lia os principais jornais do Brasil e uma manchete me chamou atenção: “Sem royalties, Rio não terá Olimpíadas, diz Comitê Olímpico Brasileiro. Carlos Nuzman afirma que emenda Ibsen leva Brasil de ‘volta ao passado’.
Presidente do COB diz que país pode ter ‘quebra de contrato’ com o COI.”
Será que aqueles que aprovaram a emenda querem a perda das olimpíadas? Será que querem a Copa de 2014 no Rio sendo um fracasso? Enfim O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi categórico em informar, que a redução dos royalties pela exploração de petróleo vai deixar o estado do Rio de Janeiro sem condições de fazer as obras necessárias para os Jogos Olímpicos. E agora José? E agora Michel? E agora Lula? E agora Cabral? O que faremos, perderemos o jogo ou ainda temos chances no Senado?
A região Centro Sul Fluminense (Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Levy Gasparian e Sapucaia) são os municípios do estado do Rio que não tem um centavo de royalties, com o novo modelo de partilha seriam os únicos municípios fluminenses que lucrariam, por que passariam a ganhar. No entanto, não sou administrador, nem prefeito de uma dessas cidades, mas tenho certeza que nenhum município quer o modelo aprovado na Câmara. Na época dos Governos Garotinho, houve também uma emblemática discussão sobre a partilha de petróleo. O governo na ocasião lançou a campanha “O petróleo é nosso e a refinaria também” e agora qual será a manifestação. É esperar para ver.

Tiago Martins
Deputado Estadual Juvenil

2 comentários:

Povo do estado do Rio de Janeiro disse...

Até o momento não temos qualquer posição do presidente do DEM em paraíba do Sul, o vereador Marcinho, a respeito da omissão do deputado federal Rodrigo Maia DEM, na votação do pré-sal que fez o estado do Rio de Janeiro perder quase R$ 7 bilhões de reais em receitas proviniente dos royalties. Será essa a posição do DEM? Ficar contra o povo de nosso estado? Estamos aguardando o ilustre vereador! Enquanto isso políticos de vários partidos, inclusive adversários, concentram esforços para impedir esse golpe contra o Rio de Janeiro. O interesse comum do povo é mais importante que posições políticas, ilustre vereador, algo que o Sr. Rodrigo Maia, Cesar Maia e o DEM, deveriam aprender. Mais o caminho da covardia, omissão e perseguição parecem ser mais interessantes para os senhores! Estamos aguardando!

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

O Blog da Juventude Ativa acredita que todos que verdadeiramente são fluminenses, cariocas devem se engajar nessa luta. Apesar das omissões de muitos de nossos políticos no cenário estadual, prefirimos não citar nomes para macular a imagem de ninguem, ter começado agir tarde de mais.

Quanto ao vereador marcinho, não temos não temos e nem poderiamos ter informações sobre ele, talvez tais perguntas deveriam ser enviadas para seu Blog, para uma posterior resposta.

E agradeço pela atenção...vamos debater esse tema aqui