terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Coluna da "Juventude Ativa" com Tiago Martins


A falta de Políticas Públicas para a Juventude.


Atualmente, tem discutido o futuro da juventude brasileira, vários debates têm sido travados em prol dos jovens. Conferências, reuniões, acordos, enfim, diversas discussões estão sendo realizadas para oportunizar ao jovem um futuro melhor. Assuntos como drogas, violência, educação, saúde, emprego, esporte, cultura dentre muitos outros devem ser prioridades num governo comprometido com a população jovem.

São poucas as prefeituras que realizam projetos, fomentam a criação de Políticas Públicas para a Juventude, ou a criação de departamentos voltados a este público, tais como: Secretarias da Juventude ou Conselhos Municipais da Juventude. A triste realidade urbana encontrada nas estatísticas envolvendo os jovens gera a necessidade de que o poder público e a sociedade civil definam planos e ações direcionadas a proteger, capacitar e gerar oportunidades aos jovens, de modo a mudar estes números.


Em nossa cidade vemos que os trabalhos em prol da juventude são relativamente baixos, temos altos índices de gravidez na adolescência, índices sobre HPV e AIDS considerados altos para uma cidade de pequeno porte, jovens que estão se perdendo em meio às drogas, que esperam um futuro promissor no âmbito profissional, porém não tem estímulos e programas que os incentive, e o que os poderes competentes tem feito em prol de nós, jovens, o futuro desta cidade, deste país, ou melhor, o presente desta nação?



Acho muito interessante o Artigo escrito por Viviane Senna com o título “Por uma política da Juventude para o Brasil” onde ela enfatiza a nossa juventude: “Como transitar do Brasil que temos para o Brasil que queremos? Como empreender esta grande, impostegável e urgente travessia? O caminho, entendemos nós, passa pela construção de uma política de conjunto, para o desenvolvimento pessoal, social e produtivo de nossa juventude.”

Alternativas existem e estão disponíveis a quem tiver visão para percebê-las, coração para senti-las e inteligência para aproveitá-las na construção de um hoje melhor para nossos jovens e de um amanhã melhor para o Brasil.

Ainda há uma luz no fim do túnel, em Paraíba do Sul está sendo formado o Conselho Municipal da Juventude, em minha opinião os conselhos são melhores vistos do que as próprias secretarias, uma vez que o conselho não pode ser destituído pelo Poder Executivo.


Se nós jovens sul paraibanos nos engajarmos na causa jovem e lutarmos por um futuro melhor, nós o teremos, porém se ficarmos com os braços cruzados, teremos o presente que temos.
Estamos formando a Juventude Ativa uma organização que será em prol da Juventude Sulparaibana, em prol de um futuro melhor, será a voz da Juventude na cidade, e você é o nosso convidado. Maiores informações em breve, aqui no Blog da Juventude Ativa de Paraíba do Sul.

Um Forte Abraço
Tiago Martins
Deputado Estadual Juvenil

Nenhum comentário: