quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Coluna da "Juventude Ativa" com Deputado Estadual Juvenil Tiago Martins


RETROSPECTIVA

O Direito de Votar: Como fazer desta conquista um bem pra a sociedade Brasileira?
Em 2010 é hora de fazer valer!

“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.” (Arnold Toynbee)


Após mais de um ano do período eleitoral, é chegada a hora de se fazer os balanços, as retrospectivas sobre as administrações públicas pelo país a fora, colocar na balança as ações proativas e que fizeram a diferença nos municípios, interferindo no dia-a-dia do povo e que de fato aumentaram a auto-estima da população. Quando votamos realizamos esse ato em menos de um minuto, porém nossa atitude pode levar-nos ao êxito ou ao caos. A sua posição faz toda a diferença. Olhe em sua volta e veja o que mudou, melhorou, realize uma retrospectiva, e veja se sua escolha em qualquer lugar que seja melhorou ou piorou.
A hora de votar é o momento em que cada eleitor é convocado a exercer a cidadania. É momento de exercer o poder, com liberdade e consciência. Afinal,  voto é direito, é direito humano fundamental, é poder. Porém como podemos fazer do direito de votar um bem para a sociedade brasileira?
O voto não tem preço, tem consequências que vão ser colhidas ao longo dos próximos quatro anos. Os políticos assistencialistas, as trocas de favores, a venda do voto, o suposto lucro ali com o ganho de um material de construções, ou com cesta básica, não vai mudar a sua realidade durante os próximos anos. Sabemos que a classe política está desvalorizada após inúmeros escândalos de corrupção, e muitos se perguntam se todos são assim ou se ainda há salvação, e eu pergunto quem escolhe aqueles que supostamente deveriam estar nos representando? Somos nós, e o que está faltando para mudarmos isso, pessoas críticas – analíticas conscientes do seu papel na sociedade e que sabem que o seu voto tem valor e que a partir dela uma nova história pode ser escrita para um bairro, uma cidade, um estado e um país.

Seria hipócrita se falasse que essa mudança que o direito do voto nos concede, irá mudar uma nação ou qualquer que seja o lugar num passo de mágica, mas votando consciente, analisando o histórico do candidato, as propostas, poderemos mudar.
A sociedade tem o papel fundamental nessa história, em especial a juventude, que com garra e determinação quer inovar os quadros políticos, às vezes temos pessoas que estão no poder 12, 16, 20, 24 anos e que diferenças fizeram na vida do povo, que projetos apresentaram, o que fizeram de bom, ficaram igual sanguessugas ou foram lutar pelo povo?
Você lembra quem você votou ano passado para prefeito e vereador? Se não lembra como irá cobrar mudanças? E se lembra cobre deles melhorias, cobre deles uma cidade digna de se dizer que tem orgulho de morar, cobre deles emprego, saúde, educação de qualidade, ruas urbanizadas, e muito mais.
Contas em dia são essenciais, porém só isso não oferece garantia de uma vida melhor, é preciso ter garra, força de vontade, força política e de verdade governar para todos.
2010 vem aí, com várias promessas, todos verão diversos lugares se tornando canteiros de obras, pessoas nunca antes vista, sendo “amigos do povo”, e você o que fará, votará por um saco de cimento, por amizade, ou porque de fato A ou B é capacitado a levantar a bandeira do povo e nos representar onde quer que seja. Pense Nisso! 2010 está próximo e é a hora de fazer valer!
Desde já muito obrigado pela atenção e comente, vamos debater este assunto e consolidarmos opiniões.
Feliz Ano Novo
Felicidade e Sucesso
Um Forte Abraço
Tiago Martins
Deputado Estadual Juvenil






Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto...

Renato Petroski