terça-feira, 10 de novembro de 2009

De Paraíba do Sul para o Rio de Janeiro

O Jovem Tiago Martins que foi presidente da Câmara Mirim em 2008/2009, foi eleito Deputado Estadual Juvenil, e agora prossegue para o Rio de Janeiro.

FOTO DOS PARLAMENTARES

O Parlamento Juvenil objetiva levar os jovens a ALERJ para que eles tomem conhecimento do processo político do Rio de Janeiro e defendam as necessidade de seus municípios.
Todos os municípios do Rio de Janeiro participam desse projeto, no qual cada jovem representa seu município.


MOMENTO EM QUE TIAGO MARTINS ERA EMPOSSADO DEP. EST. JUVENIL

Depois de ter concorrido o processo eleitoral dentro da escola e na fase municipal, onde Tiago alcançou a marca histórica de 680 votos, o jovem seguiu rumo a fase regional que foi em Paraty nos dias 04 a 07 de novembro, representando Paraíba do Sul, onde concorreu com outros 25 parlamentares e teve seu projeto aprovado sem nenhum voto contrario.

Agora Tiago Martins segue para a fase estadual, que acontecerá em janeiro do próximo ano, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio.

Veja o Projeto que o Parlamentar Tiago Martins levou até Paraty e confira os flash deste evento clicando em Maiores Informações.




O Parlamentar Tiago Martins levou até o município de Paraty para a 5ª Edição do Parlamento Juvenil, projeto de autoria do Deputado Estadual Jorge Piccianni, o projeto CEJA (CENTRAL DE EMPREGOS PARA JOVENS E ADOLESCENTES), que visa permitir o ingresso do jovem no mercado de trabalho.

MOMENTO EM QUE TIAGO DEFENDIA O SEU PROJETO

Sabemos que um dos grandes problemas enfrentados pela juventude brasileira, é a hora de alcançar o tão sonhado 1º emprego, uma vez que atualmente o mercado exige profissionais capacitados e experientes, porém como que o jovem que está a procura do 1º Emprego conseguirá ser empregado se não lhe for concedida a chance.
O Projeto CEJA (CENTRAL DE EMPREGO PARA JOVENS E ADOLESCENTES) é um sistema de dados, onde serão cadastrados os alunos da rede estadual de ensino neste sistema, onde o empresário poderá contratar um funcionário norteado pelo perfil que precisa para sua empresa.
Veja o PROJETO DE LEI NA ÍNTEGRA

OLÁ LEITORES DO BLOG DA JUVENTUDE ATIVA, É COM GRANDE ALEGRIA QUE COM EXCLUSIVIDADE APRESENTO O PROJETO NA INTEGRA A TODOS VOCÊS, ESPERO QUE VOCÊS POSSAM GOSTAR DA PROPOSTA E TAMBÉM INTERAGIR CONOSCO POR UM PAÍS MAIS DIGNO PARA A JUVENTUDE.





PROJETO DE LEI
PAT 006/2009


EMENTA:
Dispõe sobre A CRIAÇÃO DA CENTRAL DE EMPREGOS PARA JOVENS E ADOLESCENTES (CEJA), e dá outras providências.

Autor: Parlamentar Juvenil Tiago Martins
Representante do município de: Paraíba do Sul
Região: CENTRO SUL I

O PARLAMENTO JUVENIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Artigo 1. º - Fica instituída a CENTRAL DE EMPREGOS PARA JOVENS E ADOLESCENTES (CEJA). Sendo a organização e coordenação realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação em parceria com as Secretarias de Indústria e Comércio, dos respectivos municípios.
Artigo 2. º - Constituem objetivos gerais do Projeto:
                                     I.      Oportunizar que jovens e adolescentes tenham a chance do primeiro emprego;

                                   II.      Permitir a contratação de mão de obra jovem no mercado de trabalho fluminense;

                                III.      Favorecer o comércio e a indústria em geral, para que os mesmos possam conseguir em menos tempo, o preenchimento de vagas de emprego disponíveis;

                                IV.      Estimular jovens e adolescentes a se profissionalizarem.


Artigo 3°. – O público alvo do Projeto serão todos os alunos da rede de ensino das escolas estaduais de cada município.

PARAGRAFO ÚNICO: Respeita-se a idade entre 14 a 20 anos.

Artigo 4º. – A Criação da Central de Empregos para Jovens e Adolescentes (CEJA). Será através do cadastramento dos discentes em um banco de dados, onde constarão os dados de cada aluno inscrito no projeto.
           


ARTIGO 5º.  Empresas:
As empresas que necessitarem de um profissional entrarão em contato com a CEJA e serão norteadas pelo perfil que o contratante deseja selecionar. Após isto, os alunos serão mandados às empresas e passarão por uma entrevista que ficará a cargo das empresas que estão contratando.

PARÁGRAFO ÚNICO – Os contratos de trabalhos deverão ser de no máximo 12 (doze) meses, podendo, após isto, ser efetivados pelos contratantes.


Artigo 6º. – Triagem – A escolha dos candidatos será realizada através de critérios a serem estabelecidos pela Equipe Técnica do CEJA.

ARTIGO 7º.  – Esta lei entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Sala do Parlamento Juvenil em 15 de Outubro de 2009

Tiago Martins Cardoso de Souza
Parlamentar Juvenil


JUSTIFICATIVA
Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige profissionais capacitados e experientes. Deste modo, os jovens têm se preocupado com a profissionalização, no desejo de conquistar o tão sonhado primeiro emprego. Contudo, hoje em dia, as empresas exigem dos profissionais experiência de no mínino um ano de trabalho, porém como o jovem que está à procura do primeiro emprego conseguirá a experiência profissional se não lhe for oferecida a oportunidade para tal?
A presente propositura visa permitir o ingresso do jovem no mercado de trabalho, uma vez que há jovens capacitados, mas sem a experiência profissional exigida. Outro beneficio do projeto CEJA é possibilitar que os empresários possam completar o seu quadro profissional em menos tempo, pois ele terá a seu favor um banco de dados, no qual ele poderá contratar um funcionário com base nas características que necessita, completando seu quadro profissional mais rapidamente e com a qualidade que deseja.
Diante de todo o exposto, constatada a relevância da medida que se pretende implantar, contamos com o apoio dos nobres pares para sua aprovação.



2 comentários:

Jorge Careca Barbosa disse...

Parabéns Tiago !

Sua postura, sempre foi de um homem publico sério!
Tenha sempre atitudes positivas e voltadas para o interesse coletivo. Seu futuro político está em suas mãos, não o deixe escapar!

Eu sempre acreditei que você tinha um perfil político. Boa expressão, bom comportamento, boas idéias e principalmente; boa índole!
Seja vitorioso nessa nova empreitada, e represente bem a nossa querida Paraíba do Sul.

Você vai tirar de letra!

Um forte abraço Excelência!

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Olá leitores do blog da Juventude Ativa, é com grande alegria que viemos agradecer pela audiência.

E também agradecer ao eterno presidente Careca pela audiencia e pelo comentario, e dizer que este blog estará sempre de braços abertos a recebe-lo.

Como também a toda a sociedade que queira de forma seria e comprometida expor suas ideias e fatos.

Obrigado