domingo, 8 de novembro de 2009

Coluna "O Futuro começa agora" com Aldeir Honorato

CUIDE DE SI MESMO PARA CUIDAR DOS OUTROS


Olá Leitores do Blog da Juventude Ativa de Paraíba do Sul!
Hoje falarei um pouco sobre acrescentar anos à vida, mas principalmente vida aos anos.
Mas para que aumentar o tempo de vida (acrescentar anos à vida) e a qualidade de vida (acrescentar vida aos)?
Para sermos felizes proporcionando felicidade aos outros!

Mantendo a proposta da Coluna em construirmos um mundo melhor vamos às atitudes que precisamos tomar para cuidar de gente como a gente:

1º - Zele pelo seu corpo
a) Tenha uma alimentação balanceada, colorida, mais longe de frituras e guloseimas e próxima dos alimentos naturais e orgânicos. Procure um nutricionista
b) Beba muita água filtrada
c) Durma bem, mas evite durmir muito ou pouco. Discipline seu horário de sono e as condições do descanso - Use colchão e travesseiros ortopédicos (um pouco mais caros, mas muito mais duradouros e saudáveis para sua coluna e seu pescoço na velhice, além de lhe poupar de algumas dores na juventude, bem como os torcicolos)
d) Faça exercícios regular e continuamente, melhorando o metabolismo e equilibrando o peso. Procure um médico e um educador físico. É totalmente dispensável investir em academia para cuidar da saúde, exceto quando se quer definir medidas. Se não, coitados dos pobres!

CONTINUE LENDO A MATERIA NA INTEGRA CLICANDO EM MAIORES INFORMAÇÕES




2º - Zele pela sua mente
a)            Tenha um tempo só para você. Nele faça o que você mais gosta e que seja saudável para o corpo e a mente
b)           Tire um momento para o lazer. Pessoas que não brincam são menos criativas e mais impacientes com as coisas, circunstâncias e pessoas
c)            Dedique-se a aprender coisas novas. Quem lê e estuda (coisas diferentes) tem muito menos chances de desenvolver Mal de Alzheimer (falta de memória), além de ter uma vida intelectual mais ativa, ampliando seus horizontes de enxergar e compreender o mundo à sua volta
d)           Reserve uma parte da sua vida à espiritualidade, veja bem o termo, não me refiro a uma ou outra religião. Mas se este termo lhe incomoda, mude a palavra para afetividade. De acordo com muitos psicólogos, o que nos diferencia dos animais é a capacidade de amar. Então, avalie suas relações familiares, profissionais, amorosas e sociais. 


Muito bem, se você desanimou com tantos requisitos para cuidar de si mesmo, que dirá dos outros!
Não se engane. Cuidar de si não implica não ter tempo para os outros ou vice-versa, ajudar os outros esquecendo-se de si mesmo. Ambos convivem harmonicamente e se completam. Enquanto você cuida de alguém – trabalho voluntário – não negligencie quem mais precisa de ajuda primeiro – Você. Da mesma forma, enquanto se ocupa de suas necessidades, coloque na sua lista de prioridades auxiliar outras pessoas ou o meio ambiente!
Encerro com o pensamento de um pensador desconhecido:
“O semelhante é a ponte que precisamos atravessar para chegar até Deus”

Abraços! Aldeir – 06/11/2009 – aldeirfelixhonorato.blogspot.com

Nenhum comentário: