quarta-feira, 14 de outubro de 2009

QUEM GANHA SOMOS NÓS DA REGIAO SUL FLUMINENSE



Três Rios pode ganhar Zona de Processamento de Exportação

FOTO: Prefeito de Três Rios, Governador Sérgio Cabral e demais autoridades


Tramita na Câmara dos Deputados o PL 6194/09, que propõe a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. As ZPEs são distritos industriais onde empresas operam com suspensão de impostos e liberdade cambial, ou seja, não são obrigadas a converter em reais o montante obtido nas exportações. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho existem no mundo inteiro mais de três mil zonas desse tipo. Elas são responsáveis por mais de 37 milhões de postos de trabalho, sendo que a esmagadora maioria desses empregos, 30 milhões, são gerados na China.
No Brasil já foram criadas 17 ZPEs. No entanto, apenas quatro foram concluídas e, mesmo assim, ainda aguardam autorização da Receita Federal para funcionar efetivamente. O que existe de exemplo mais próximo é a Zona Franca de Manaus. A diferença é que na Zona Franca de Manaus 100% da produção é destinada à exportação, enquanto que nas ZPEs é estabelecido que 30% seja oferecido ao mercado interno. As informações são da assessoria do deputado federal Leandro Sampaio (PPS), autor do projeto.
O deputado assegura que Três Rios reúne todas as condições receber uma ZPE. “ É um município que já sedia universidades, é de fácil acesso a fornecedores de matéria-prima e tem localização privilegiada para o escoamento da produção”, explicou Sampaio. O deputado lembrou que o município fica às margens da BR-040 e está a apenas uma hora do Porto e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Além disso, Três Rios é um dos poucos municípios brasileiros servidos também por ferrovia”, justificou.
De acordo com informações, as ZPEs podem se tornar poderosos instrumentos de desenvolvimento econômico e de redução das desigualdades regionais. O PL 6194/09 ainda será encaminhado para apreciação das comissões da Câmara.

FONTE: Entresrios Jornal.com

Veja a tramitação da lei no Congresso Nacional na íntegra


VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA 4ª FEIRA

2 comentários:

Aldeir Félix Honorato disse...

ESSA É TRÊS RIOS, filha de Paraíba do Sul e orgulho de nossa gente! Que bom que Três Rios nos superou, que pena que nossos políticos deixaram nossa Paraíba do Sul para trás comendo poeira, quase parada no tempo!

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Bom uma coisa que podemos observar é que tanto Três Rios quanto Paraíba do Sul, teve incentivo do estado para atrair indústria, porém é necessário esforço dos poderes.
O resultado é Três Rios com dezenas de indústrias e Paraíba do Sul somente com a Lemgruber

Muito Bom mesmo, para nossa gente!!!