sábado, 24 de outubro de 2009

Coluna da "Juventude Ativa" com Tiago Martins

QUE JUVENTUDE TEMOS?


Que juventude temos? Será uma juventude “controlada pela mídia”, massificada, alienada? Ou seria uma juventude que cheira a futuro, que exala o perfume das mudanças?
Seria, ainda, uma juventude pacata, na “sua”? Mas ainda poderia ser uma juventude “problema”, que tem provado das drogas, que tem perdido a magia e o divinal...
Seria uma juventude que, cedo, muito cedo, tem conciliado estudo e trabalho, pois o mundo capitalista e globalizado tem anseios por mais força de produção?
Se o leitor ainda não cansou: seria uma “cyberjuventude”, que isola-se num quarto, junto ao computador e, através dele, comunica-se, diverte-se, descobre, alegra-se, alheia-se ao mundo? E o calor, o abraço, mais amor?
Seria a juventude-vestibular? E a juventude do consumo? A juventude da indiferença aos problemas sociais? E a juventude agitada?

Os grupos juvenis configuram-se como espaços de criação cultural e tornam-se canais de ar ticulação de identidades coletivas. Duas características são essenciais para conceituar este tipo de associativismo: possuem alguma perspectiva coletiva e um determinado grau de formalidade e organização. Neste sentido, um fã-clube, uma banda de música ou um grupo de igreja são exemplos de grupos juvenis, pois, além de afinidades pessoais e/ou amizades, há um objetivo comum que os faz se encontrarem de maneira planejada.
Os pais esperam profissões compensadoras. A sociedade espera respostas, mudanças, atuações. E você? Espera algo? Talvez um futuro promissor, talvez encontrar-se em meio às suas frustrações. Talvez isto. Talvez aquilo.

É preciso agir!!


Junta-se a Juventude Ativa de Paraíba do Sul, gosto muito de uma citação do famoso Indiano Gandhi, onde ele diz: “Você deve ser a mudança que quer ver no mundo” e a Juventude Ativa carrega como lema tal frase. Se você quer um mundo melhor, tem que começar por você, e isso ilustra o anseio do jovem sulparaibano, através da Juventude Ativa.
Venha fazer a diferença, vamos juntos nesta caminhada , venha conosco, una-se a JAPS.

Grande Abraço!!




PARABENS AOS JOVENS SULPARAIBANOS E DA REGIÃO!

DIA 25 DE OUTUBRO
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
 TIAGO MARTINS
DEPUTADO JUVENIL

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde a todos os leitores deste canal entre a juventude e a sociedade desta cidade.
É com grande alegria que venho parabenizar por esta postagem que fala sobre as organizações juvenis e também sobre esta fase da vida que é a juventude.

Renato Petroski