segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tiago Martins apresenta: Coluna da Juventude Ativa


Violência nas escolas: Como mudar esta realidade?


Lendo um artigo do site de notícias G1, pude ver uma matéria que me chamar bastante atenção, “Pais devem dar exemplos de atitudes maduras e de autocontrole”, e um trecho da matéria me levou a uma profunda reflexão. Leia o trecho a seguir:
“Ultimamente, temos tido muitas notícias de violência em relação às pessoas. Nada mais surpreende. O limite do agressivo e da maldade parece nunca ter existido. Está tão tênue que ninguém mais consegue notar. E as maiores vítimas são nossas crianças e adolescentes. Nesses casos, a comoção é maior por serem mais frágeis e não terem muitas condições de defesa. Embora também cometam atos maldosos e agressivos.” Extraído do G1 no dia (28).
Agora perguntamos a sociedade se estamos criando seres humanos ou animais, que por causa de sobrevivência são capazes de brigar das formas mais sórdidas. Há um dito popular que diz que os filhos são espelhos dos pais, então imagina só como estará o mundo daqui alguns anos?
A escola tem um grande papel em todo esse contexto, é na escola que se aprende muitas coisas, tanto positivas quanto negativas, e nos formamos quantos cidadãos, vemos que a escola contemporânea está muito mais do que educando e ensinando, mas também formando pessoas. Qual é o impacto da escola na vida de um ser? Até onde os pais dão liberdade pra a escola exercer a sua autoridade?
Visto que atualmente os valores se modificaram e estão da seguinte forma: Os filhos aprontam na escola e os pais perguntam o que a escola fez contra seu filho, ao invés de ser o que meu filho fez contra a escola.
Bom por hoje é só!!
Tiago Martins - Dep. Est. Mirim de Paraíba do Sul

2 comentários:

Aldeir Félix Honorato disse...

Vencer a violência nas escolas é uma luta de todos nós!
A começar por nós jovens, dando o exemplo, combatendo desde brincadeiras de mal gosto e manifestações de preconceito contra qualquer aluno do colégio, seja ele nosso amigo, conhecido ou mesmo desconhecido, até as pichações nas carteiras, muros, banheiros e pontos de ônibus.
Violência é muito mais que agressão física, pancada.
É também e na maioria das vezes nossa omissão ou participação no erro e no crime, as palavras e gestos que machucam o coração dos outros!

Abraços! Aldeir

Equipe da Juventude Ativa de Paraiba do Sul disse...

Isso que você levantou é verdade, a violência vai muito além do que se pensa, não é apenas a física, mas também como você disse na maioria das vezes nossa omissão ou participação no erro e no crime, as palavras e gestos que machucam o coração dos outros.

Muito obrigado