sábado, 19 de setembro de 2009

PNAD divulga: "Brasil está caminhando para a modernização, porém acompanhado de velhos problemas."



A divulgação, nesta sexta-feira, dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE, retrata um país caminhando rapidamente para a modernização, ainda de braços dados com velhos problemas, como o analfabetismo, conseqüência de uma educação ainda não satisfatória.
Visto que atualmente a educação tem sido uma das maiores preocupações dos países emergentes e países desenvolvidos, o Brasil tem realizado várias medidas em prol de uma educação de qualidade.
A cada dois anos é realizado pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional brasileiro. O objetivo é subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional, a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral, a pesquisa relativa ao INDEB.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O objetivo desta pesquisa é que a partir dos índices alcançados possam ser realizados das metas municipais e estaduais, para obter a nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Nenhum comentário: