terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dicas de Profissão


Entrevista com Mário Jambo

Se você deseja ser Advogado ou juiz, leia esta dica de Mário Jambo.

Dicas da profissão

Se você está desejando ser advogado, promotor ou juiz, anote as características do bom profissional, segundo Mário Jambo. “A pessoa tem que estudar muito e gostar do que faz. Ela não pode esquecer as outras matérias, além do Direito, como a Filosofia, que dão um bom embasamento humanístico. Você deve ter comprometimento com a pessoa que está julgando e não esquecer que cada processo é um drama humano.”

E a honestidade? Não está nesta lista? Ele responde prontamente. “A honestidade tem que ser para todo mundo. Eu digo que o bom juiz tem que ser independente, não pode se preocupar com a opinião dos outros. Ele deve buscar em cada caso o que é justo.”

Mas... como julgar com imparcialidade? “A pessoa tem que ter humildade dentro do Direito. Quando ela vai julgar alguém, deve se reconhecer como um ser imperfeito. O julgamento não pode ser feito de um ser perfeito para um ser imperfeito. Precisamos nos colocar no lugar do outro e nos reconhecermos como imperfeitos. A sensibilidade e a emoção, ao contrário do que a maioria diz, são muito importantes”.


FONTE: SITE CONEXÃO ALUNO

Nenhum comentário: