sábado, 5 de junho de 2010

Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environmental Day - WED, na sigla em inglês) foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que busca a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

O tema de 2010 é “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro” e reflete o apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. A campanha afirma que “somos milhões de pessoas dividindo o mesmo planeta com outras milhões de espécies. Juntos podemos todos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro”. A mensagem também apóia o Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora em 2010.

Kigali, capital da Ruanda, foi escolhida para sediar este ano as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a combinação de uma riqueza ambiental, incluindo espécies raras como os gorilas das montanhas, com a implementação de políticas verdes inovadoras foram os motivos deste país da África Central ter sido escolhido para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dados do PNUMA apontam que um total de 17.291  espécies estão ameaçadas de extinção, desde plantas e insetos e até mesmo aves e mamíferos. E a dimensão do problema é muito maior, uma vez que muitas dessas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas. Para a instituição, um dos grandes motivos desse problema é atividade humana. Em busca do desenvolvimento, progresso, lucro e tecnologia o homem provocou o desaparecimento de grande parte das florestas originais, drenou metade dos pantanais do mundo, acabou com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitiu a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. O homem pisou no acelerador, provocando um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.

Entre 2002 e 2008, o Pantanal perdeu 12,4 mil quilômetros quadrados (km²) de vegetação. O desmatamento avança mais na área de planalto do bioma e é menos intensivo na planície. Estudo apresentado nesta semana mostra que 86,6% da vegetação da planície está preservada, mas só restam 41,8% de cobertura original no planalto.

O estudo, feito em parceria entre as organizações não governamentais WWF, Conservação Internacional, SOS Pantanal, SOS Mata Atlântica, a Fundação Avina e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comparou imagens de satélites com visitas de campo pela região. Apesar do crescimento do desmate verificado no período, a situação do Pantanal ainda é melhor que a de outros biomas do país.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para enfatizar a importância da preservação para o bem-estar humano e deve focar nas ações para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade. Os principais objetivos da comemoração são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
A data é um convite para todo o planeta se envolver com a causa ambiental. Faça parte dessa corrente. 



Nenhum comentário: