sábado, 16 de abril de 2011

Divulgada a Listagem de IDH do estado do Rio de Janeiro, Paraíba do Sul aparece em 40º lugar

Esta semana foi divulgada a listagem atualizada de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de mostrar a qualidade de vida nas 92 cidades do estado.
Paraíba do Sul aparece no 40º lugar, atrás de Três Rios, Paracambi, Miguel Pereira e Rio Bonito, entre outras cidades de pouca expressão no cenário econômico do estado.

Para que todos possam ter noção do que este índice significa, a equipe do Jornal A Folha, vai mostrar nesta matéria, de forma simples e detalhada as principais dimensões do IDH.
O que é IDH:

O objetivo do desenvolvimento é alargar as possibilidades de escolha das pessoas, através da ampliação de suas capacidades e do âmbito das suas atividades.

O desenvolvimento não pode, assim, ser reduzido meramente à performance econômica dos países ou cidade e o PIB per capita não pode ser tomado sozinho como a medida do desenvolvimento.

O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH é uma medida-resumo do desenvolvimento humano, um único número com o mesmo nível de simplicidade do PIB per capita, mas menos cego do que este às questões sociais.

O IDH não deve ser visto como:
Uma medida de "felicidade" ou um indicador do "melhor lugar para se viver".
Uma medida compreensiva de todos os aspectos do desenvolvimento humano.
O conceito de desenvolvimento humano é maior e mais amplo do que sua medida. Para se obter um quadro mais compreensivo, é necessário suplementar o IDH com outros indicadores.
Aspectos como direitos humanos, participação, não-discriminação não são incluídos no IDH, mas são essenciais para o desenvolvimento humano.

Componentes do IDH:
O IDH leva em conta três dimensões básicas da existência humana, como uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno.
Estas três dimensões são mensuradas no IDH pelos seguintes indicadores:
Esperança de vida ao nascer, taxas de alfabetização e de matrícula, PIB per capita
Paraíba do Sul ficou atrás de muitas cidades com menos habitantes, menos expressão na área econômica, uma vergonha, pois o que parece é que estamos estagnados, parados no tempo e precisamos evoluir. 

Um comentário:

Aldeir Félix Honorato disse...

Olá blogueiros!
Apesar de estarmos em 40º lugar no ranking de IDH do Estado, o que é ruim dada a idade de nosso município que poderia gozar de estatísticas melhores em vários ramos, a diferença de IDH de Paraíba do Sul para Três Rios não é tão significativa. (0,782 - 0,771 = 0,011). Ou seja, de aproximadamente 1%.
Esse poderia ser um argumento governista.
Mas é preciso, como a própria reportagem expôs, levar em consideração outras informações para fazer uma comparação mais adequada.